1
resposta

[Reclamação] A primeira resposta está errada e +

A primeira resposta está errada. contém {0,9} e com o ("0" e ',") não funciona. A resposta logo em baixo dessa, está apenas com {9} e funciona! Porém, creio que a resposta não está 100% eu colocaria: [a-zçA-ZÇ][a-zçA-ZÇ0-9]{9}

Eu adicionaria também, os acentos para todas as letras, mas não sei como fazer isso.

1 resposta

Oi, Gilson, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Obrigado por compartilhar sua resolução conosco.

Realizei o teste utilizando o avaliador de expressões regulares disponibilizado pelo curso e a expressão ([a-zA-Z][a-zA-Z0-9]{0,9}), fornecida como resposta para o desafio se encaixa nas condições informadas pelo desafio. Para o teste criei duas sequências de username ("alura12345" e "caelum1234") e a validação funcionou adequadamente, como mostrado na figura abaixo:

Tela do avaliador de expressões regulares com o teste da resposta fornecida pelo exercício

A expressão regular ([a-zA-Z][a-zA-Z0-9]{9}) também é uma solução para atender aos requisitos do desafio, mas essa expressão não aceita username com menos de 10 caracteres.

Você pode implementar outras validações acrescentando os acentos e o "ç" por meio da seguinte expressão: [\wçÇáàâãéèêíïóôõöúü][\wçÇáàâãéèêíïóôõöúü]{0,9}

Essa expressão regular corresponde a strings que começam com um caractere que pode ser uma letra maiúscula ou minúscula, um dígito ou o caractere "ç" (\w é uma classe de caracteres que corresponde a letras, dígitos e o caractere "_"). Também pode ser um caractere acentuado como "á", "à", "â", "ã", "é", "è", "ê", "í", "ï", "ó", "ô", "õ", "ö", "ú" ou "ü", devido à inclusão desses caracteres nas classes de caracteres Unicode.

O segundo caractere e os seguintes são permitidos ser letras maiúsculas ou minúsculas, dígitos ou acentuados, e a expressão regular permite um número de caracteres entre 0 e 9 ({0,9}). Isso significa que a string pode ter de 1 a 10 caracteres.

O resultado é mostrado abaixo:

Tela do avaliador de expressões regulares com o teste da resposta elaborada para atender caracteres com acento e "ç"

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, estarei à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!