6
respostas

Realizar testes dentro de intervalo definido

Estou tentando desenvolver uma espécie de contador de uma condição num intervalo definido pelo usuário, tipo quantos números primos existem entre 1 e 200. Porém primeiro testei número par no intervalo só que não consigo contabilizar ou ao menos listá-los.

puts "Bem vindo ao contador de números pares"

puts "Vamos escolher nosso conjunto. Primeiramente defina o valor inicial."
valor_inicial = gets.to_i
puts "Agora definal o valor final."
valor_final = gets.to_i
puts "\n\n"

puts "O intervalo definido é de #{valor_inicial} a #{valor_final}"

pares = []
for contador in valor_inicial..valor_final
    if valor_inicial.even?
        true
    end
    puts "Conjunto #{pares}"
    puts pares.size
end

Sei que esta´muito errado, mas como sou muito novato não sei como corrigir. De antemão já agradeço pela atenção despendida comigo que sou muito iniciante. Abraço

6 respostas

Fiz a seguinte alteração e pelo menos rodou e listou todos os números pares, porém imprime a lista a cada número inserido na array.

puts "Bem vindo ao contador de números pares"

puts "Vamos escolher nosso conjunto. Primeiramente defina o valor inicial."
valor_inicial = gets.to_i
puts "Agora definal o valor final."
valor_final = gets.to_i
puts "\n\n"

puts "O intervalo definido é de #{valor_inicial} a #{valor_final}"

pares = []
for contador in valor_inicial..valor_final
    if contador.to_i.even?
        true
        numero_par = contador.to_i
        pares << numero_par
    end
    puts "Conjunto #{pares}"
    puts pares.size
end

Oi Frank, tudo bem? Não entendi bem, você falou sobre números primos, mas tá contando se o número é par ou algo assim?

Para contabilizar, você pode usar o size mesmo, fora do loop até, por que se não, vai mostrar várias vezes. E para listar quais números são, você pode usar o puts direto na variável pares ou fazer um outro loop mostrando cada número individualmente.