1
resposta

Raquete do Oponente não aparece

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis do oponeten
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
 //mostraBolinha();
 movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();  
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
}

if (yBolinha + raio> height ||
   yBolinha - raio< 0){
  velocidadeYBolinha *= -1;
}  
}

function mostraRaquete(x,y){
   rect(x, y,  raqueteComprimento, raqueteAltura);
}



function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
      yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
      yRaquete += 10;
  }
}
  function verificaColisaoRaquete(){
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento 
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
       yBolinha + raio > yRaquete){
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }
  }

function movimentaRaqueteOponente(){
  velociadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - 
raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

alguém pode me ajudar a identificar o erro?

1 resposta

Oii, Robert! Tudo bem com você?

Obrigada por compartilhar o seu código aqui no fórum, ele está muito bom! Analisei o seu código e sugiro que realize algumas modificações. Acompanhe:

Na função movimentaRaqueteOponente, substitua o seu código por esse abaixo:

function movimentaRaqueteOponente (){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente -
    raqueteComprimento /2 -30; 
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;


}

No function draw() temos verificaColisaoRaquete() e ela não está recebendo os parâmetros xRaqueteOponente e yRaqueteOponente. O código com os parâmetros adicionados ficará assim:

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();  
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
}

Outro detalhe é, a variável let colidiu = false está dentro das variáveis do oponeten, adicione ele para dentro das variáveis da raquete, como o exemplo abaixo:

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;

Realize as modificações e faça os testes. Eu fiz as mudanças por aqui e funcionou! Inicio da transcrição. Print da tela do p5.js do jogo pong, uma imagem com o fundo preto, mostrando as duas raquetes e a bolinha nas cores branca. Fim da transcrição.

Realize as modificações e faça os testes. Eu fiz as mudanças por aqui e funcionou!

Espero ter ajudado!

Continue praticando e qualquer dúvida estarei à disposição.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!