Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

questione os sentimentos e pensamentos desagradavéis!?!?!

Você já parou para pensar no que realmente está sentindo?

Às vezes, a gente se sente "mal" ou "estressado" e nem sabe o motivo. A boa notícia é que existem técnicas simples para desvendar essas emoções e ter mais controle sobre elas.

1. Dê um nome ao seu sentimento.
    Em vez de dizer "estou péssimo", tente ser mais específico. É frustração? Ansiedade? Tristeza? Simplesmente nomear a emoção já diminui a sua intensidade no cérebro.

2. Vá a fundo e descubra a causa.
    Depois de rotular, pergunte a si mesmo: "Por que estou me sentindo assim?". Use o método do "por quê?" para ir mais fundo. Exemplo:

"Estou irritado."

"Por quê? Porque a falta de resposta no trabalho me atrasou."

"Por quê? Porque preciso da ajuda para bater o prazo e me sinto sobrecarregado."
Essa investigação te leva à raiz do problema, permitindo que você lide com a causa real.

1. Seja seu próprio detetive.
    Adote uma postura curiosa, em vez de julgadora. Pergunte a si mesmo: "O que essa emoção está tentando me dizer?" ou "O que eu precisava que acontecesse agora que não aconteceu?". Transforme a emoção de um obstáculo em uma fonte de informação sobre você mesmo.
1 resposta

Oi, Irineu, como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Parabéns por praticar, gostei da sua análise!
É importante quando você propõe nomear** a emoção, investigar os "por quês" e adotar postura curiosa.

Dica: defina 2 momentos do dia para um ciclo de 3 passos:

1. Escreva emoção;
  2. Registre 1 por quê raiz;
  3. Faça 3 respirações no app e escolha uma próxima ação pequena.

Siga firme nas práticas; a consistência traz resultado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!