Olá Marcelo, tudo bem?
O que a aula sugere é que você direcione sua atenção para o momento presente e para os seus sentidos, como uma forma de prática de concentração. Quando você se concentra em seus sentidos, como o cheiro, o tato, a audição, o paladar e a respiração, está, na verdade, treinando sua mente para estar presente e consciente do "agora".
É verdade que concentrar-se em uma coisa pode significar liberar a concentração de outra. Mas, a prática de mindfulness não se trata de se concentrar em múltiplas coisas ao mesmo tempo, mas sim de estar totalmente presente em uma experiência de cada vez. Ao focar nos seus sentidos, você está, na verdade, usando-os como uma âncora para o momento presente, ajudando a afastar pensamentos que podem te distrair.
Um exemplo seria quando você está comendo: ao invés de pensar em outras preocupações, você pode se concentrar no sabor, na textura e no cheiro da comida. Isso não significa que você está se concentrando em várias coisas ao mesmo tempo, mas sim que está usando seus sentidos para se manter no presente.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!