Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Query Params. Configuração necessária?

Boa tarde!

Fui testar adicionar algumas strings na query para o método get em um outro serviço que eu tenho aqui à mão ( também retorna lista de JSON), mas não ocorreu o filtro na resposta... Tentei passar parâmetros de acordo com as propriedades dos objetos, como "....reunioes?SQ_REUNIAO=279", mas o retorno continuou listando todos os objetos.

É necessário algum tipo de configuração prévia ou era pra funcionar por padrão? Fui analisar o código do servidor backend do curso e não identifiquei algum tipo de tratamento ou configuração nas rotas para habilitar o retorno de acordo com os parâmetros enviados na query.

Obrigado!

1 resposta
solução!

Olá, Johan!

O comportamento que você está esperando (filtrar a resposta com base nos parâmetros da query) não é algo que acontece automaticamente. Ele precisa ser programado no backend do servidor.

Vamos usar como exemplo o servidor do curso que você está fazendo. Quando você faz uma requisição GET para http://localhost:8000/livros?categoria=3, o servidor está programado para ler o parâmetro categoria da query e usar seu valor (3, neste caso) para filtrar os livros retornados.

No seu servidor, você precisará adicionar um código similar para lidar com o parâmetro SQ_REUNIAO. Esse código vai ler o valor do parâmetro e usar esse valor para filtrar as reuniões retornadas.

Aqui está um exemplo simplificado de como isso pode ser feito em Node.js, usando o framework Express:

app.get('/reunioes', function(req, res) {
  const sqReuniao = req.query.SQ_REUNIAO;
  let reunioesFiltradas = reunioes;

  if (sqReuniao) {
    reunioesFiltradas = reunioes.filter(reuniao => reuniao.SQ_REUNIAO === sqReuniao);
  }

  res.json(reunioesFiltradas);
});

Neste exemplo, reunioes é um array de todas as reuniões. Se um parâmetro SQ_REUNIAO for fornecido na query, o servidor filtra as reuniões para incluir apenas aquelas cujo SQ_REUNIAO corresponde ao valor fornecido.

Lembre-se de que a implementação exata pode variar dependendo da linguagem e do framework que você está usando no seu servidor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software