Falando na prática, quem geralmente é o PO, product owner?
Falando na prática, quem geralmente é o PO, product owner?
Isso é definido no inicio do projeto e creio que vai variar muito, de acordo com o conhecimento das áreas. Aonde eu trabalho, atualmente, os "gestores" de sistemas estão se transformando em "POs". É um papel em que a pessoa precisa conhecer o que está pedindo e sobre o que está falando.
Olá, tudo bem? Vamos começar dizendo que o Product Owner é um PAPEL utilizado em metodologias ágeis, e geralmente não um cargo. Ou seja, pode ser realizar por um "gestor", "médico", "advogado", "cliente", "alguém especializado, e contratado pelo cliente para exercer esse papel"... Ou seja, fora exercer o papel de Product Owner para o projeto, ele ainda poderá ter suas demais atividades referente um cargo, geralmente é o que acontece.
Qual o objeto dele? para que ele serve? 1. O Product Owner é responsável pelo gerenciamento do Product Backlog (As funcionalidades a serem desenvolvidas e a prioridade delas para que o cliente receba de forma contínua pedaços funcionais do sistema que lhe traga maior retorno. ) 2. Por garantir o valor do trabalho realizado pelo Time. (Ou seja, o que o time está desenvolvendo e entregando, atende meu cliente? É o que ele espera?)
Para ficar mais claro, o Product Owner é o cara que: "veste a camisa do cliente, e representa ele durante as reuniões", que " conhece o problema do cliente", "o que precisa ser feito", a "ordem de importância de cada item para o cliente", "o que agrega valor ou não ao cliente", quanto mais envolvido estiver esse cara no projeto, menos chances de retrabalho e entendimento errado por parte da equipe.
Perceba que é diferente de um gestor que tem como papel definir os recursos, organização, liderança e controle... Algo mais macro né.
No mundo ideal, conforme aprendi em um curso presencial com o Rafael Sabbagh, um dos papeis de um Scrum Master é mostrar para a equipe que ela pode ser "Auto gerenciável".
Enfim, qualquer dúvida, posta ae!!!! E se eu tiver falado besteira, alguém me corrija, por favor.
O PO (process owner) é o dono do negócio, muitas vezes representados pelos gestores das áreas de negócios e que é detentor do conhecimento e das regras do negócio.
Tiago,
De um ponto de vista bastante prático que foi o que você pediu, tenho visto que é comum pessoas analistas de negócio, ou especialistas em produto assumirem esse papel nas organizações. Mas segue a resposta mais completa:
Scrum é um é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software [Wikipedia].
O processo define 3 papéis, entre eles o do Product Owner . Dessa forma em se tratando de Product Owner, podemos afirmar apenas que suas responsabilidades são apenas o que dita o processo: - Maximizar o valor do trabalho que o Time - Gerenciar o Backlog (Manter, Priorizar, etc)
Isso significa que um Product Owner não pode fazer nada além disso? Não. Product Owner não é um Cargo, é um papel, ou seja, é muito provavel que a pessoa que assumir esse papel tenha outras responsabilidades na sua organização, e isso tem uma relação direta com o contexto (projeto, produto, equipe, cliente, etc.).
O Product Owner pode ser o próprio cliente, pode ser uma pessoa que faz parte da equipe do cliente (um médico, um advogado, um contador, um CEO), pode ser um gerente de produtos, pode ser um analista de negócios, etc. Se essa pessoa tiver disponibilidade para estar perto do time e estiver capacitada a maximizar o valor do trabalho do time e gerenciar o backlog, do ponto de vista do processo, não há nada de errado com isso.
Em outras palavras, se o PO fizer bem o papel, e tiver outras atividades, não há problema algum, e essas outras atividades que fizer estiverem relacionadas à gestão do Backlog e a Maximizar o trabalho do time, melhor ainda.
Extraído de um post que fiz uns anos atrás http://blog.andrefaria.com/mas-o-que-faz-um-product-owner