1
resposta

Quando utilizar Forms e Quando utilizar uma classe?

Uma dúvida que ficou ainda sobre boas práticas de código, arquitetura... enfim..

Entendi a importância e as facilidades que trazem o form do angular, com todo o ferramental de validações.

Mas perdemos, por exemplo, a facilidade que criar uma classe nos trás, que são os comportamentos.

Por exemplo, em um carrinho, normalmente criamos o método getTotal();, que é um método que passeia pelos itens, pegando as quantidade e os preços unitários dos produtos, junta com valores de fretes.... até chegar no valor total da compra. Normalmente nesse método, incluímos ali algumas peripécias desse cálculo, que vai envolver arredondamentos e por ai vai.

Em si tratando disso, é melhor utilizar uma classe? Ou é melhor utilizar só os forms, ou talvez faça sentido mesclar o form e uma classe, o que acaba trazendo uma dor de cabeça de estar atualizando essa classe toda vez que exista alguma atualização de algum input.

Eu diria que seria utilizar uma classe com ngModel, mas ai o próprio Angular desencoraja esse uso.

Enfim, Quando utilizar Forms e Quando utilizar uma classe?

1 resposta

Olá, Rithyelle! Tudo bem?

Em frameworks do front-end, em geral, eu acho que os comportamentos estão mais atrelados aos componentes do que um modelo em si. O Angular é, talvez, o framework que mais se aproxima do uso de classes.

Eu sugiro que utilize comportamentos, como o método getTotal() no próprio componente, que em uma aplicação moderna deve servir como algo muito próximo dos modelos.

Acredito, inclusive, que o uso de modelos no geral é mais apropriado no back-end e em aplicações web com JavaScript puro. Quanto utilizamos um framework, como o Angular, que traz tanta abstração, é melhor nos basearmos no que ele já nos oferece.

Espero ter ajudado!