Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quando usar Variavel, quando usar Iteradores?

Olá, tudo bem? Estou com uma dúvida. Quando eu uso variavel ou iterador? Tentei fazer o mesmo calculo utlizando os dois conceitos e o resultado foi diferente.

Faturamento Total Com Variaveis =
VAR PrecoUnitario = SUM(Livros[Preço Unitario])
VAR QuantidadeVendas = SUM(Livros[Quantidade de Vendas])
RETURN PrecoUnitario * QuantidadeVendas 

O codigo acima resultou em um valor diferente da expressao abaixo:

Faturamento = SUMX(Livros,Livros[Preço Unitário]*Livros[Qtde Total de Vendas])

Desde já, meu muito obrigado

1 resposta
solução!

Oi, Alexandre! Como vai?

A diferença entre o uso de variáveis e iteradores no Power BI está relacionada ao propósito de cada um e como eles afetam os resultados dos cálculos, podendo variar de acordo com o cenário.

Na primeira expressão, você utilizou uma variável para armazenar o resultado da soma do [Preço Unitario] e da [Quantidade de Vendas]. Em seguida, você multiplicou esses valores para obter o faturamento total. Nesse caso, a variável é útil para armazenar um valor intermediário e facilitar o cálculo.

Por outro lado, na expressão com o iterador SUMX, você está percorrendo as linhas da tabela Livros e multiplicando o [Preço Unitario] pela [Quantidade de Vendas] para cada linha. O resultado final é a soma desses valores para todas as linhas da tabela. Nesse sentido, o iterador é útil quando você precisa realizar um cálculo personalizado para cada linha de uma tabela.

Ainda que esses dois cenários sejam parecidos, a ordem em que as ações são feitas interfere no resultado final, veja:

• No primeiro caso, somamos os valores de cada coluna e depois efetuamos a multiplicação;
  • No segundo caso, multiplicamos os valores de cada linha da tabela e, só no final, realizamos a soma.

Alexandre, espero que tenha ficado mais clara a diferença entre esses dois recursos da linguagem DAX! Com o tempo, a distinção entre o uso de variáveis e iteradores tende a ficar menos abstrata.

Qualquer dúvida, fico à disposição.

Um abraço, Alexandre!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!