Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Quando usar uma Lista imutável?

Bom dia Alberto gostaria de debater de forma breve quando é necessário criar uma lista imutável ou simplesmente fazer uma nova consulta para trazer uma nova lista.

Quero encontrar um caminho de bom senso entre boas práticas, recomendações, e praticidade.

Resumindo... Tenho um cadastro de produto. No "form" de cadastro, após dar o "insert" no banco eu quero exibir o novo produto na lista que fica abaixo.

Eu posso de forma mais fácil recarregar somente a lista de produtos, chamando novamente o método da "Api" responsável por isso.

Sem passar pelo processo de pegar o novo produto e adicionar na lista anterior, usando o conceito "immutable".

Neste caso algumas informações do produto na lista, só chegam por uma nova consulta ao banco. Pensando no conceito de "immutable", para criar um novo produto na lista, eu precisaria consultar no banco essas informações adicionais do produto. Sendo assim seria melhor eu fazer a consulta de toda a lista e exibir novamente de forma simples.

Estou fazendo essa pergunta pois não tenho experiência suficiente e esta decisão pode impactar bastante meu projeto que é bem grande.

O que você acha disso tudo? Posso não ter entendido alguns pontos ainda.

Obrigado!

1 resposta
solução!

Oi Rogério, boa pergunta.

Ali no caso do instalura, fazia sentido manipular tudo em memória por conta do feedback rápido que a app queria dar em relação a likes, comments etc. Para mim o ponto está aí... no seu projeto, o quão veloz tem que ser a atualização da lista? Se isso não for um requisito importante, acho que pode buscar da api, sem problemas, vai ser mais fácil inclusive :).

Caso você precise manter estado dentro da aplicação mesmo, aí o imutável pode ser bom.. acho legal a confiança que você ganha na aplicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software