4
respostas

Quando usar parâmetros.

Oi pessoal, boa tarde.

Queria entender melhor em que casos eu devo passar parâmetros para as funções e em que casos uma funçao ficaria melhor sem parâmetros. A sintaxe eu entendi, só não sei quando usar com parâmetros e sem parâmetros. Obrigado a quem responder!

4 respostas

Eai Rodrigo, tranquilo?

Então, nesse primeiro momento estamos trabalhando muito com variáveis globais, então temos algo como:

var numero = 10;

var segundoNumero = 20;

function soma(){
    return numero + segundoNumero;
}

soma()

Correto?

A grande questão é que, quanto mais vamos evoluindo na programação, menos iremos trabalhar com variáveis globais, pois acaba sendo um problema, qualquer ponto do código poder alterar um valor

Então muitas vezes estaremos trabalhando com funções dentro de funções, e ai não temos essas variáveis globais para nos salvar, então, a função acaba necessitando de parâmetros, por exemplo:

function pegaDadosDoFormulario(){

var peso = document.querySelector(' .peso').value;
    var altura = document.querySelector(' .altura').value;

}

function imc() {
    return peso / ( altura * altura) 
}

Veja que agora, não temos variáveis globais, e a nossa função vai dar erro pois não existe peso e altura, então agora sim precisamos de parâmetros:

var imcPessoa = imc( peso, altura);

function imc( peso, altura) {
    return peso / (altura * altura)
}

Então na maioria das vezes que a nossa função precisa de um valor para trabalhar, iremos querer que ele seja um parâmetro da nossa função, e não um valor que está globalmente em nosso código, ok?

Ficou Claro? Qualquer coisa estou à disposição!

Abraços e Bons Estudos :)

function pularLinha(pulalinha){
     document.write(pulalinha);
}

pularLinha(“<br>”);

function pularLinha(){
document.write(“<br”>);
}

pularLinha();

olá desculpe mas eu não entendi muito bemolha o código que escrevi como exemplo no primeiro código, não há parâmetros

no segundo, há parâmetros

embora os códigos sejam diferentes, o resultado será o mesmo

essa é a minha dúvida: porque usar parâmetros se dá pra fazer um código sem eles? não questiono qual é o mais funcional, apenas queria entender qual é a necessidade que me faz usar um parâmetro

obg!!

Olá Rodrigo, tudo bem?

Então, neste seu exemplo realmente é possível, mas é porque você sabe o valor do que será utilizado, pois é uma função bem simples, mas agora imagine que você tenha um formulário, que vai pegar os dados do usuário, como você vai escrever uma função que faz os cálculos se você não sabe os valores?

Neste ponto que precisamos ter funções que recebem parâmetros, pois dessa maneira conseguimos trabalhar com valores que são incógnitas para nós

É justamente esse ponto:

porque usar parâmetros se dá pra fazer um código sem eles?

Da para fazer um código sem funções que recebam parâmetros, desde que a gente tenha todas informações :)

Mas ai vai ter outras razões que fazem com que funções com parâmetros sobressaiam, por exemplo:

1. Evitar Repetição de Código
  2. Funções com parâmetros são mais flexíveis e reutilizáveis
  3. O código fica mais limpo e coeso

Então é basicamente isso: Trabalhar com valores desconhecidos, e ter um código mais limpo :)

Mas nesse seu exemplo, realmente não faz sentido ter parâmetro, pois sabemos que parar pular linha é o <br> :)

Abraços!

Opa, beleza, agora sim eu entendi, ficou claro agora. Muito obrigado por esclarecer pra mim!!