//Variaveis da Bolinha
let xBolinha = 300
let yBolinha = 200
let diametro = 20
let raio = diametro/2
//Variaveis da Velociade da bolinha
let velocidadeXDaBolinha = 6
let velocidadeYDaBolinha = 6
//Variaveis da Minha Raquete
let xMinhaRaquete = 5
let yMinhaRaquete = 150
let comprimentoRaquete = 10
let alturaRaquete = 90
//Variaveis da Raquete Oponente
let xRaqueteOponente = 585
let yRaqueteOponente = 150
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
let colidiu = false;
//Placar do Jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
colisaoBorda();
Raquete(xMinhaRaquete, yMinhaRaquete);
Raquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
movimentoMinhaRaquete();
//colisaoMinhaRaquete();
colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
movimentoRaqueteOponente();
colisaoRaqueteOponenteBiblioteca();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXDaBolinha;
yBolinha += velocidadeYDaBolinha;
}
function colisaoBorda(){
if(xBolinha+raio > width || xBolinha-raio < 0){
velocidadeXDaBolinha *= -1
}
if(yBolinha+raio > height || yBolinha-raio < 0){
velocidadeYDaBolinha *= -1
}
}
function Raquete(x, y){
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentoMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yMinhaRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yMinhaRaquete += 10;
}
}
function colisaoMinhaRaquete(){
if(xBolinha-raio < xMinhaRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha-raio < yMinhaRaquete + alturaRaquete && yBolinha+raio > yMinhaRaquete){
velocidadeXDaBolinha *= -1
}
}
function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXDaBolinha *= -1
raquetada.play()
}
}
function movimentoRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function colisaoRaqueteOponenteBiblioteca(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXDaBolinha *= -1
raquetada.play()
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER)
textSize(16)
fill(color(255, 140, 0))
rect(150, 10, 40, 20)
fill(255)
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0))
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255)
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha>590){
meusPontos += 1
ponto.play()
}
if(xBolinha<10){
pontosOponente += 1
ponto.play()
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}