Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quando adotar o Gerenciamento de Estados

Boa tarde

Considerando o seguinte cenário: um projeto em sua fase inicial que será estruturalmente "pequeno", porém com grande chance de se tornar complexo e maior em um momento futuro. É recomendado já nessa etapa de início, que se houver pelo menos dois componentes que estiverem recebendo "props" (um passando para o outro em cascata) já definir a implementação de um gerenciamento de estados desde o começo?

Principal dúvida: em qual momento exato é recomendado adotar a técnica de gerenciamento de estados, ou então, se o ideal para evitar qualquer dificuldade futura, seria já iniciar com essa implementação desde sempre e independente da proporção / complexidade do projeto?

Obrigado.

2 respostas
solução!

Grande Felipe!

A resposta pra essa pergunta é sempre: depende! Hehehe

Você precisa encontrar um meio termo entre arquitetura e prazo para entrega do projeto. Eu penso o seguinte: eu não vou tentar resolver um problema que eu ainda não tenho.

Então, se a prop tá passando um ou dois níveis, mas o código é fácil de entender, a vida segue. Cenários mais complexos onde mútiplos componentes precisam compartilhar o mesmo estado tendem a precisar de um gerenciamento mais específico.

Se a responsabilidade de cada componente está bem definida, remover uma prop e passar a obter o mesmo valor de um estado não deveria ser custoso.

Mas é sempre por aí, e um bom termômetro costuma ser a quantidade de componentes olhando para o mesmo estado.

Show, obrigado Marcos.