Quando eu adiciono o som do ponto na função marcar pontos a minha raquete trava e o jogo para, e quando eu tiro o som o jogo funciona normalmente. Depois que adicionei a função chance de errar a raquete do oponente só erra! Me ajudem!
Quando eu adiciono o som do ponto na função marcar pontos a minha raquete trava e o jogo para, e quando eu tiro o som o jogo funciona normalmente. Depois que adicionei a função chance de errar a raquete do oponente só erra! Me ajudem!
Olá, Laiara! Tudo bem contigo?
Vou pedir para colocar o link editor do seu projeto ou o código dele para que possamos dar um olhada no que pode estar o correndo
Ficaremos no aguardo!
Um abraço
Olá Cássio, tudo bem e você?
Com relação ao som do ponto eu consegui resolver, eu tinha colocado "-" ao invés de "=".
Obrigada pela ajuda, segue o código!
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteLargura = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;
//variáveis raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//para o oponente errar
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteNova(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteNova(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPontos();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteLargura, raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteLargura &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteNova(x , y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteLargura, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteLargura / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textSize(16);
textAlign(CENTER);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text (pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPontos(){
if (xBolinha > 590){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
}