Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual você acha ser a melhor maneira de lidar com esta situação durante uma entrevista de trabalho com um recrutador?

Acho que eu prefiro lidar com a situação com respostas sinceras e espontâneas. Meio que penso que a avaliação feita pelos recrutadores também são para o meu bem. No fundo os recrutadores estão observando se tenho uma dinâmica de Matching como o modus operandi da própria empresa... se eu tentar ensaiar muito eu posso enviesar esse match e acabar em uma empresa ou cargo que não serão sustentaveis pra mim a longo prazo. Sei que as vezes é deseperador não ter emprego e o dinheiro apertar, mas ja estive em ambientes de trabalho que definitivamente não combinavam com a minha visão de mundo. A gente meio que adoece.

1 resposta
solução!

Oi, Rafael.

Você está absolutamente certo em valorizar a sinceridade e espontaneidade durante uma entrevista. Isso realmente ajuda a garantir que você e a empresa tenham um bom "match" cultural e operacional, o que é essencial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo a longo prazo.

No entanto, é importante também considerar que muitos recrutadores podem não ter um conhecimento técnico profundo. Por isso, uma boa estratégia é adaptar a sua comunicação para que eles possam entender melhor as suas habilidades e experiências. Aqui vão algumas dicas práticas:

  1. Evite Jargões Técnicos: Tente explicar suas competências e experiências de uma maneira que qualquer pessoa possa entender. Por exemplo, ao invés de dizer "Eu tenho experiência com Kubernetes e Docker", você pode explicar "Eu tenho experiência em gerenciar e implantar aplicações em ambientes de contêineres, o que ajuda a tornar o desenvolvimento e a manutenção mais eficientes".

  2. Use Analogias: Analogias podem ser muito úteis. Se você está falando sobre um conceito técnico, tente compará-lo a algo mais comum. Por exemplo, "Trabalhar com microserviços é como gerenciar várias pequenas lojas especializadas, ao invés de um grande supermercado. Cada loja pode ser atualizada e melhorada independentemente".

  3. Destaque Resultados: Foque nos resultados que você alcançou com suas habilidades técnicas. Por exemplo, "Ao implementar essa nova tecnologia, conseguimos reduzir o tempo de carregamento do site em 40%".

  4. Seja Paciente e Educativo: Se perceber que o recrutador não está entendendo algo, seja paciente e tente explicar de outra forma. Isso também demonstra suas habilidades de comunicação e empatia.

Bons estudos :)

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.