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resposta

Qual valor colocar para x e y?

Olá, Eu acho que tem algo errado com o valor que define pra x e y para marcar os pontos. Os meus não saem do zero. Não entendi porque o professor colocou 229 nos dele. Alguém poderia me ajudar por vaor? link do meu projeto? https://scratch.mit.edu/projects/575374679/

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solução!

Olá Marjorie, como vai?

Seu jogo está muito bacana! Parabéns!! O Scratch tem algumas particularidades que as vezes podem interferir no funcionamento do jogo, vou te mostrar algumas alterações que você pode fazer para resolver esse bug nos pontos:

1 - Centralização dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.

Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.

Indicação de centralização da bolinha

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e irá reduzir o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:

  • minha raquete

Aqui vamos colocar x valendo -229 e y valendo 0, ficaria assim:

Código de posicionamento da raquete com x=-229 e y=0

  • raquete do oponente

Aqui vamos passar os valores de x valendo 229 e y valendo 0. Na raquete do oponente é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:

Código de posicionamento da raquete com x=229 e y=0

Esses valores de -229 e 229 eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y em 0 para manter as raquetes centralizadas verticalmente.

3 - Ajustando a pontuação

Como mudamos a centralização da bolinha e das raquetes precisamos também ajustar o valor de x do contador de pontos. No curso o instrutor colocou o valor de -229 e 229 pois ele testou o que ficaria melhor no jogo que ele fez. Para testar ele arrastou a bolinha para perto da borda e conferiu o valor de x que aparecia, conforme o exemplo abaixo que fiz no seu jogo:

Indicação do valor de x após chegar a bolinha perto da borda

  • No seu jogo podemos identificar que o melhor valor é esse de -227 e 227, então é esse que vamos colocar no código. Essa diferença de valores do seu pro do instrutor pode ocorre por conta do tamanho da bolinha, por exemplo, mas não tem problema nenhum você utilizar outros valores, isso faz com que o seu jogo fique único e personalizado.

  • Outro ponto que podemos melhorar aqui é que algumas vezes a bolinha passa por trás da raquete contando vários pontos de uma vez, para resolver isso podemos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de código de contagem de pontos. Isso fará com que o jogo sempre espere um segundo para marcar um novo ponto, acabando com a contagem de pontos múltipla.

Fazendo essas duas alterações o código ficará assim:

Indicação dos blocos de código de contagem de pontos com as alterações acima

Pronto, fazendo essas alterações a pontuação do seu jogo vai funcionar conforme o esperado e ele vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me conta se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum. Bons estudos =D

 

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