Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual é o tamanho da página?

Primeiro gostaria de saber qual é a unidade de medida que é gravada na variavel 'posicao', e também qual é o tamanho da página? Na aula o console registra números entre 25-30, porém no meu varia até 1000.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Respondendo à sua pergunta, a variável "posicao" não possui uma unidade de medida específica gravada nela, pois ela representa a posição em pixels de um elemento na página. Pixels são uma unidade de medida utilizada para definir o tamanho e a posição de elementos em uma tela, seja em um computador ou em um dispositivo móvel.

Em relação ao tamanho da página, ele pode variar dependendo do dispositivo em que a página está sendo exibida, do navegador utilizado e até mesmo das configurações do próprio usuário. No entanto, é possível obter o tamanho da página usando o objeto "window" do JavaScript, que representa a janela do navegador em que a página está sendo exibida.

Para obter a largura e a altura da página, podemos utilizar as propriedades "innerWidth" e "innerHeight" do objeto "window", respectivamente. Veja um exemplo de como obter esses valores:

const larguraPagina = window.innerWidth;
const alturaPagina = window.innerHeight;

console.log(`A largura da página é ${larguraPagina}px e a altura é ${alturaPagina}px.`);

Note que estamos concatenando a unidade de medida "px" à mensagem de console.log, pois as propriedades "innerWidth" e "innerHeight" retornam valores em pixels.

Vale lembrar que esses valores podem mudar caso a janela do navegador seja redimensionada pelo usuário. Por isso, é uma boa prática atualizar esses valores sempre que houver uma mudança no tamanho da janela. Podemos fazer isso adicionando um listener de evento "resize" ao objeto "window", como mostrado abaixo:

window.addEventListener('resize', () => {
  const larguraPagina = window.innerWidth;
  const alturaPagina = window.innerHeight;

  console.log(`A largura da página é ${larguraPagina}px e a altura é ${alturaPagina}px.`);
});

Dessa forma, sempre que a janela do navegador for redimensionada, o código dentro da função callback será executado e as novas dimensões da página serão exibidas no console.

Espero que tenha te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software