Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual é a diferença entre Datawareohouse x Banco de dados (ex.: mdb do Access)?

Pessoal,

Perguntas simples e conceituais...

1) Qual é a principal diferença entre um warehouse e um banco de dados do Access, por exemplo?

2) Primeiro, criamos o dw no SQL Managament Studio e depois criamos um modelo no Visual Studio. A finalidade do modelo é simplesmente ter um interface gráfica para manipular e estruturar o banco que por sua vez está fisicamente no SQL Management?

3) Como sabemos que precisamos criar um Data warehouse?

Estes conceitos/perguntas (pelo menos pra mim) são importantes para saber o que de fato estou fazendo, e não simplesmente seguir um passo a passo no curso que diz "faça isso, faça aquilo!", pois neste caso entendo que existam vários tutoriais na internet nos quais eu poderia chegar no mesmo resultado.

Agradeço a atenção!

Abraço!

2 respostas
solução!

Oi Felipe! Como vai?

Ótimo Questionamento! São conceitos muito importantes de se ter em mente.

Banco de Dados

O Data Warehouse não deixa de ser um banco de dados como outro qualquer. A diferença dele, não tem tanto a ver com as ferramentas utilizadas na sua construção, mas sim o propósito de sua construção.

O DW segue um modelo específico, pensado exatamente para unificar conceitos de negócio com o propósto de fazer análises.

A ideia dele é de ser um banco de dados único, que integra todos os dados da empresa, construído com um formato específico de boas práticas para facilitar a análise de dados no futuro. Nem todo banco de dados é assim.

O banco poderia sim ter sido construído diretamente no SQL Server Manager Studio, ou em qualquer outra ferramenta que faz construção de banco de dados.

Interface Gráfica

A interface gráfica ajuda nesse sentido de modelar o banco de uma forma que faça sentido para futura construção de relatórios de análise, e integração com ferramentas de análise.

Na interface é mais fácil de achar e consertar erros, dividir o processo em etapas, conectar diversas fontes de dados, além de fazer a transformação e a carga desses dados de maneira que façam sentido ao propósito do DW.

Além disso a interface tem uma série de features que auxiliam na transformação desses dados para que apareçam em formatos específicos nas consultas.

Quando o banco começa a ficar maior, você pode carregar apenas partes específicas dele, e localizar erros com mais facilidade.

Pode não fazer tanto sentido agora, mas quando chegar nos cursos mais avançados, verá o quanto isso facilita na hora de fazer consultas ou trabalhar com ferramentas como o Power BI.

Por que um DW?

Em relação a necessidade de criar um DW: na minha opinião, vai depender do seu propósito. Se você tem o propósito de analisar seus dados para tomar deciões de negócio, a construção de um DW passa a fazer sentido.

Agora, se você tem muitas fontes de dados diferentes, e muitas áreas a serem atendidas, a construção de um DW é imprescindível para organização, tanto conceitual como física desses dados, evitando conflitos entre areas, e focando a atenção em apenas um lugar.

Fez sentido? Me avise se esqueci de alguma coisa. Bons Estudos! =)

Muito obrigado pelo ótimo esclarecimento Marina!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software