Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Qual dependência que sites (Gartic IO, Gartic Phone) que precisam compartilhar informações entre usuários das sessões usam ?

Boa tarde, galera. Tenho um projeto de construir uma SPA em que os usuários entrem em uma determinada sala aleatória, e dentro dessa sala as informações que cada um submeterem fiquem num board visíveis a todos os demais usuários que estão na sala.

Seria igual parecido com o que sites como o Gartic IO e Gartic Phone fazem, de haver uma sala em que os usuários entram e existir um board nessa sala onde um usuário digita e todos os outros veem.

Eu estou implementando essa "base comum" entre todos os usuários da sala através do backend, mas refletindo em sites como o Gartic IO e Gartic Phone, gostaria de saber se existe alguma dependência ou lib que via front atenda a essa demanda.

Desde já, grato.

1 resposta
solução!

Olá, Fabio! Tudo bem?

Esse tipo de comunicação é geralmente implementado com WebSocket, que permite que o fluxo de dados seja contínuo e bilateral. Então ao invés de requisições e respostas (mais comuns em REST APIs), você lida com eventos.

O servidor fica escutando por conexões, e uma vez que recebê-las você pode manipulá-las e mandar/receber dados. Então, por exemplo, se você tem um chat e um usuário conectado manda uma mensagem, essa mensagem sai do navegador dele, vai até a API, que lida com essa mensagem (validação, armazenamento, etc...) e dispara um aviso para todos os outros clientes conectados, informando que uma nova mensagem foi recebida, e junto do aviso, os dados da mensagem.

Uma ferramenta popular para esse tipo de arquitetura é o Socket.IO, que possui pacotes tanto para a sua API quanto para seu frontend.

Se quiser um exemplo com React e Node, esse vídeo pode ajudar.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software