1
resposta

Qual a necessidade de existir o MAC ADDRESS? Ou seja, pq as máquinas em LAN não conversam apenas via IP?

Pessoal, tudo bem? Eu estava estudando, e entendi que uma máquina realiza um broadcast ARP para a partir do IP, conseguir o MAC ADDRESS de quem ela deseja conversar, e após isso, com ambas conhecendo o MAC ADDRESS de cada uma, elas dão inicio a conversa.Também vi o funcionamento da tabela arp, de como funciona a tabela MAC do Switch e suas diferenças para o hub etc.

Mas a DÚVIDA É: Não entendi por qual motivo as máquinas não conversam diretamente via IP? Entendi como a compunicação e o switch funcionam, MAS não entendi a necessidade REAL do MAC. Exemplo: Eu tenho o IP de quem desejo falar, e a outra máquina também terá o meu após receber o quadro. Então por que não conversamos apenas baseado nos IP's? O Switch também poderia salvar os ip's temporariamente ao invés do MAC....e todo fluxo e conexões funcionaria normalmente com "apenas um documento".

Alguém pode por favor me descrever as necessidades e vantagens de se utilizar o MAC para comunicação, e pq não utilizaram a comunicação via IP diretamente?

Outra dúvida, após passar pelo Gateway, sendo uma requisição para uma rede externa, a comunicação é inteira baseada em IP né?

Eu curto entender detalhadamente como as coisas funcionam, to pesquisando para tentar entender... Espero que tenham intendido minha dúvida.

Obrigado!!!!

1 resposta

O endereço MAC e o endereço IP trabalham em diferentes camadas no processo de comunicação, o endereço MAC tem um escopo local, enquanto que o endereço IP tem um escopo global, A razão pela qual precisamos ter dois endereços é porque não nos comunicamos somente com dispositivos que estão internamente na nossa rede. Para eu usuário me comunicar com um equipamento que está na internet, eu preciso passar pelo roteador para chegar até o destino final.

Vamos supor que eu usuário tenho endereço IP 192.168.1.2 e o meu roteador 192.168.1.1, porém eu quero acessar um servidor 50.1.1.1. Agora, para sair da minha rede eu preciso passar pelo roteador para chegar ao destino, como fazer para informar ao roteador que eu apenas quero usá-lo para chegar até o meu destino final, que o meu destino final não é ele roteador? Se só tivessemos o endereço IP não teria uma forma do roteador conseguir fazer essa diferença se o pacote é destinado para ele ou não.

O endereço IP de destino sempre será o destino final de nossa comunicação, pois o escopo é global, enquanto que o endereço MAC é alterado a cada passagem da comunicação, tendo um escopo local. Com isso, para que o computador mande o pacote para o roteador, o computador precisa saber o endereço MAC desse roteador, quando o pacote for recebido pelo roteador, o roteador fará a análise do endereço IP e verá que o destino não é para ele, com isso vai precisar se comunicar com outro roteador, em cada uma dessas passagens o endereço MAC é alterado, porém o endereço IP de destino será em todos esses pontos 50.1.1.1

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software