Pessoal, tudo bem? Eu estava estudando, e entendi que uma máquina realiza um broadcast ARP para a partir do IP, conseguir o MAC ADDRESS de quem ela deseja conversar, e após isso, com ambas conhecendo o MAC ADDRESS de cada uma, elas dão inicio a conversa.Também vi o funcionamento da tabela arp, de como funciona a tabela MAC do Switch e suas diferenças para o hub etc.
Mas a DÚVIDA É: Não entendi por qual motivo as máquinas não conversam diretamente via IP? Entendi como a compunicação e o switch funcionam, MAS não entendi a necessidade REAL do MAC. Exemplo: Eu tenho o IP de quem desejo falar, e a outra máquina também terá o meu após receber o quadro. Então por que não conversamos apenas baseado nos IP's? O Switch também poderia salvar os ip's temporariamente ao invés do MAC....e todo fluxo e conexões funcionaria normalmente com "apenas um documento".
Alguém pode por favor me descrever as necessidades e vantagens de se utilizar o MAC para comunicação, e pq não utilizaram a comunicação via IP diretamente?
Outra dúvida, após passar pelo Gateway, sendo uma requisição para uma rede externa, a comunicação é inteira baseada em IP né?
Eu curto entender detalhadamente como as coisas funcionam, to pesquisando para tentar entender... Espero que tenham intendido minha dúvida.
Obrigado!!!!