Gostaria da opinião se possível dos instrutores da Alura, sobre qual das duas IDEs/ferramentas é mais eficaz e eficiente para se trabalhar com PHP.
Não quero ser tendencioso para nenhuma das duas, então vou me ausentar em dar a minha opinião aqui.
Gostaria da opinião se possível dos instrutores da Alura, sobre qual das duas IDEs/ferramentas é mais eficaz e eficiente para se trabalhar com PHP.
Não quero ser tendencioso para nenhuma das duas, então vou me ausentar em dar a minha opinião aqui.
Olá Gustavo, tudo bem?
Essa é realmente uma questão pessoal. Eu não conseguiria indicar o PHP Storm porque não consigo gostar de nenhuma IDE da Jet Brains, ao mesmo passo que conheço devs de PHP e Java que utilizam essas IDEs.
A proposta dos dois produtos são bem diferentes. O PHP Storm é uma IDE completa com várias ferramentas já prontas para utilizar. O VS Code é um editor de texto leve, extremamente extensível com vários (milhares) plugins desenvolvidos pela comunidade, com muitas possibilidades por causa desses plugins.
O que faz sentido se perguntar é se os layouts, atalhos, extensões, estruturas, facilidade de uso e propósito te agradam mais ou menos, afinal, se for trabalhar com algo a mais além do PHP, HTML, CSS e Javascript, vai precisar de outra ferramenta além do PHP Storm, mas é claro, você pode usar outras ferramentas para outras tecnologias sem problema algum.
Já utilizei NetBeans (para PHP e Java), Notepad++, Sublime, PHP Storm e o VS Code. O Eclipse só utilizei para Java, mas sei que também tem para PHP, gosto de usar com Java, mas nunca testei com a versão PHP. E no fim das contas gostei mais do VS Code mesmo.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá Fabiano, realmente o PHP Storm é uma IDE completa e o VS Code um editor de texto que possui várias extensões, possibilitando que este seja ajustado de tal modo que nos proporcione os mesmos recursos disponíveis em IDEs como Eclipse, NetBeans e o próprio PHP Storm.
Mas vou tentar reformular minha pergunta, talvez não tenha sido muito claro:
Para um projeto que trabalha puramente com PHP no backend, qual das duas opções recomendam ?
Gostaria de receber opiniões de outras pessoas se possível.
Obs.: Desconsidere o frontend (HTML, CSS e JavaScript) neste contexto, gostaria de receber os pós e contras, de alguém que tenha trabalhado com as duas opções, considerando apenas o PHP e seus diversos Frameworks e Bibliotecas como o Symfony, Doctrine, etc ..
Oi Gustavo,
Respondendo a sua forma pergunta de forma objetiva: PHP Storm. O PHP Storm vem com um conjunto de facilidades para aumentar a produtividade com quem trabalha diariamente com o PHP. No Vs Code vc teria que instalar muitos plugins, configurar muita coisa e ainda assim não teria metade do ambiente que o PHP Storm te fornece para se trabalhar com o PHP.
Olá, tirando o fato que não gosto do PHP Storm, mas é questão da que você gostar mais. Porém concordo com o Diego. Para PHP entre os dois, vá de PHP Storm.
Vou tentar linkar alguém que tenha trabalhado com os dois ambientes para te ajudar.
Perdão Gustavo, marquei como solucionado sem querer. eu ia editar o tópico. Tem como criar outro tópico com esses últimos pontos que levantou e passar para o comercial, que estou tentando encontrar alguém para te ajudar com essa dúvida.
Peço perdão novamente pelo ocorrido.
O ideal seria bem isso, alguém que tenha trabalhado com PHP tanto na IDE PHP Storm quanto no VS Code.
Oi Gustavo, tudo bem? Vou te dar meu parecer, trabalhei com PHP por alguns anos e no geral, gostava muito do sublime text, de verdade. Cheguei a usar VS Code e PHP Storm em alguns projetos, justo para ter uma impressão de como seria usar essas ferramentas.
Vejamos:
VS Code: Não tem um suporte nativo interessante para o PHP e até ai tudo bem, você instala um plugin como o Intelliphense (se não me engano) e pronto, melhora muito, contudo, o suporte para coisas mais específicas como PHP Unit, etc, precisam ser adicionadas com mais plugins.
PHP Storm: Suporte extremamente bom, por ser uma ferramenta pensada para facilitar ao máximo o desenvolvimento com PHP, como toda ferramenta da JetBrains, com várias configurações natvas e inclusive suporte a frameworks.
Normalmente, não sou muito de sugerir ferramentas por que existe uma questão muito pessoal no quesito "escolher ferramenta". Eu sinceramente não gosto de como o PHP Storm muitas vezes tenta escrever o código por mim, um autocomplete que considero muito intrusivo. Sentia ele querendo escrever o software inteiro por mim, mas isso não quer dizer que seja algo ruim, mais uma vez: é pessoal, há quem goste e há quem não goste.
Existe um outro fator que pode influenciar na escolha da ferramenta: o tamanho do projeto. Eu fazia muito site em WordPress, então, eu não via necessidade de usar o PHP Storm em projetos que considero pequenos e simples.
O site alura.com.br por exemplo, é em PHP, e eu não usaria o PHP Storm para ele. Porém, se a parte de cursos da Alura, fosse em PHP, que com certeza usaria um framework robusto, talvez ai sim, usaria o PHP Storm.
Então, para a escolha da ferramenta, eu considero a linguagem, o tamanho do projeto e também a minha preferência do quanto quero suporte da ferramenta.