Na aula de lógica de programação, as variáveis eram escritas como var, no sublime.
Agora, no p5.js, as variáveis são escritas como let.
Qual a diferença? É o ambiente em que se programa?
Aguardo retorno de que alguém possa me explicar. Obrigada.
Na aula de lógica de programação, as variáveis eram escritas como var, no sublime.
Agora, no p5.js, as variáveis são escritas como let.
Qual a diferença? É o ambiente em que se programa?
Aguardo retorno de que alguém possa me explicar. Obrigada.
Olá! Tudo bem? Em JavaScript temos três jeitos de usar variáveis: com const, let e var. Let e const só foram criadas em 2015, por isso muitos materiais na internet ainda usam somente var. A prática mais indicada é usar somente const ou let, porque as variáveis do tipo var podem acabar gerando alguns problemas:
console.log(mensagem);
var mensagem = "Oi";
var mensagem = "Olá";
O código acima é executado sem erro. As variáveis do tipo var são inicializadas como undefined no começo da execução do código, não importa em que parte do código ela esteja, por isso é possível chamar uma var sem ter atribuído um valor a ela e sem nem ter declarado ela no código, o que seria uma má prática. Outro problema é que uma var tem escopo global, podendo ser acessada em qualquer lugar do código, além disso, elas podem ser declaradas mais de uma vez, como acontece no exemplo acima, e essas duas características são práticas não recomendadas, porque podem acabar gerando confusão em códigos mais complexos.
console.log(mensagem); // dá erro
const mensagem = "Olá";
const mensagem = "Oi"; // dá erro
mensagem = "Oi"; // também dá erro
const numero = 10;
numero += 20; // dá erro
Já uma const, assim como seu nome diz, é constante, não podendo ser declarada mais de uma vez, nem ter seu valor alterado, assim a chance de termos o valor esperado armazenado na const é bem maior. O escopo delas não é global. Ao usar const, nós somos obrigados a seguir essas regras, que vão nos obrigar a seguir práticas mais recomendadas, por isso é preferível usar const ao invés de var.
let mensagem = "Oi";
mensagem = "Olá"; // Não dá erro
let mensagem = "Olá"; // Dá erro
let numero; // Não dá erro
numero = 10;
Por fim, uma let segue a mesma lógica da const, com a diferença de que pode ter seu valor alterado. Assim como uma const, não dá para declarar duas lets com o mesmo nome, então evitamos conflitos de nome que podem acontecer acidentalmente. No geral, é melhor evitar o uso de var e usar ou let, quando temos intenção de alterar seu valor depois, ou const quando não queremos que seu valor mude. Para mais explicações, entre no site https://www.freecodecamp.org/portuguese/news/var-let-e-const-qual-e-a-diferenca