1
resposta

Qual a diferença entra a fonte de receita empréstimos e corretagem?

Olá, Não vejo lógica as empresas imobiliárias fazerem parte da fonte de receita "empréstimos" sendo que a imobiliária recebe uma comissão de venda ou seja, um valor de 'corretagem'.

1 resposta

Caro Igor,

Obrigado pela sua postagem!

Talvez não tenha ficado claro a que se refere a receita "empréstímos" citada.

Vamos tentar explicar de outra forma...

Quando citamos "empréstimos" no modelo de negócios de uma imobiliária estamos nos referindo a possibilidade da imobiliária ser remunerada, por prover serviços associados ao acesso a canais de bancos e financeiras para os clientes obterem crédito financeiro para financiamento na aquisição do imóvel.

Note que é muito comum quando uma pessoa tem interesse real na compra de um imóvel intermediado por uma imobiliária, a imobiliária prover assessoria para que o cliente entenda e acesse um determinado canal provedor de recursos financeiros para efetuar a compra do imóvel.

Além disso,l também é comum que a imobiliária neste caso cobre um valor R$xx,xx ao cliente para que o mesmo não tenha que também ficar tirando dezenas de certidões e perdendo diversas horas aprendendo e o passo-a-passo que envolve a parte burocrática na aquisição de um imóvel.

Por fim, também é comum que uma fonte de crédito fazer parceria com imobiliárias oferendo comissões por indicações de clientes.

Já a comissão de venda que você citou é outra fonte de renda de imobiliária associada exclusivamente ao sucesso de um processo de venda e ou aluguel firmado de um imóvel, pagas diretamente pelo vendedor e locatário, respectivamente.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software