5
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Século XXI, geração Z são pessoas que estão acostumadas com um grande fluxo de informações instantâneas por minutos, é a geração da tecnologia. Tal método talvez pudesse atender as demandas dos clientes em 1969, quando a internet foi criada. As pessoas eram mais pacientes, a internet estava em pleno desenvolvimento tomando ainda suas formas e as expectativas para época eram outras.

É de fato um método excelente quando se trata de um projeto de grandes dimensões com impactos financeiros altos tal como comprar um apartamento. Você precisa saber exatamente o que está comprando, quanto isso vai te custar no final e saber que vai receber exatamente aquilo que deseja, não sofrerá alterações por parte do construtor e nem por sua parte, assegurando-se assim por via de um contrato.

Será que o mesmo método que é de certa forma excelente para certas funções porém engessado se encaixaria bem para um projeto tão fluído que sofre diversas intercorrências ao longo de só um dia?

Não.

O ideal é montar um projeto inicial para se ter um ponto de partida, entender as expectativas do cliente e o mais importante entender que até a entrega do projeto final o projeto pode sofrer alterações.

Garantindo assim uma excelênte qualidade nos projetos, afinal o cliente vai receber exatamente aquilo que espera sem pagar multas geradas por um contrato engessado, e um cliente satisfeito.

5 respostas

Como pode ser observado, a área de tecnologia demanda dentre outras características velocidade na adaptação/atualização dos sistemas/produtos para o cliente, por este principal motivo a metodologia waterfall pode trazer alguns entraves, pois essa metodologia não oferece celeridade para aplicar as mudanças no projeto que o desenvolvimento de software exige, podendo impactar na satisfação do cliente.

Só fazendo um adendo ao o que vocês estão falando: com a covid-19 atacando o mundo, muitas empresas tiveram que se adequar a situação, tratando-se de softwares, o método waterfall de fato trava o projeto.

Um dos problemas que pode surgir quando se usa o método Waterfall é a inconstância de opinião que o cliente possa ter sobre o que se espera do software. Visto que, a partir do momento que se escolhe esse método, o projeto se torna rígido e passa a seguir por etapas que uma vez finalizadas são difíceis de serem revistas sem causar grandes prejuízos para todos. Logo, a falta de contato do cliente com o produto ou serviço no decorrer de seu desenvolvimento, para testar e se ter uma ideia de que realmente será capaz de satisfazê-lo, torna-se inviável durante o desenvolvimento de um software, pois com o uso do método Waterfall esse contato só irá acontecer tardiamente dificultando ser corrigido.

Acredito ser uma dificuldade do método Waterfall o engessamento do escopo uma vez definido/aprovado e a entrega de um pedaço muito grande para ir para próxima etapa.

Conforme observado no vídeo e mencionado pelos colegas, o waterfall impõe grande rigidez à execução do projeto. Caso haja um planejamento extenso, que exija várias análise em cada etapa do projeto isso implicará em custos elevados.

Obrigada pela colaboração de todos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software