6
respostas

Quais são os empecilhos que o Waterfall pode trazer ao desenvolver um Software?

Entre os empecilhos que o método Waterfall pode trazer ao desenvolvimento de software, posso citar alguns exemplos:

  • Dificuldade de se fazer ajustes caso ocorra uma mudança nos requisitos em fases posteriores às de analise e projeto do sistema;
  • Possibilidade de o produto entregue nao atender mais aos objetivos de negocio que tenham sofrido alteração;
  • Pouca flexibilidade para mudanças ao longo do projeto e em acompanhar a dinamica do mundo real.
6 respostas

Olá, João. Tudo bem?

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Bons estudos!

Penso que a principal dificuldade é atender a expectativa do cliente, uma vez que a distancia temporal entre o planejamento e o final do desenvolvimento e muito grande, alem da distancia entre as pessoas que trabalham segregadas em papéis.

Creio que um dos principais empecílhos seria a impossibilidade de se lidar com adaptações posteriores ao início efetivo do projeto, uma vez que a sistemática é engessada, seguindo estritamente o projeto inicial, sem a flexibilização necessária para o atendimento as necessidades que por ventura venham a surgir no decorrer da execução do projeto.

Acredito que passe pelo foco, que é diferente. O waterfall passa por uma sequência de passos que, ao final, deve entregar um resultado que não muda, é estável. Já nos métodos ágeis, a dificuldade está no processo de desenvolvimento, que também visa a um objetivo, mas o foco é no desenvolvimento do projeto e suas adaptações, pois o resultado depende da boa evolução do projeto.

Creio que não seja um impecilho em si, porém se torna um impecilho dado as demandas e necessidades do cliente: a questão das mudanças... Muitas vezes, começamos projetos em que ainda não se tem clara as reais necessidades e, quase sempre, mudanças (profundas, por vezes, acabam se tornando necessárias)... Daí a necessidade de métodos que consiga abarcar, dentre outros requisitos, esta necessidade típica de mudanças.

Creio que seria a falta de flexibilidade e a necessidade de atendimento a necessidades e solução de problemas que surgem depois que o projeto foi iniciado. Gerenciar mudanças e atender a requisitos novos, enfim, inovações no percurso do projeto. Belinda, Sorocaba, SP.