3
respostas

Quais os pontos fracos??

OK* Fluxo contínuo, melhor agilidade OK* Mudança evolutiva, menor resistência OK* Ritmo contínuo

No entanto não faz muito sentido dizer que: 1) tem "Melhor previsibilidade", em algo com menos controle 2) Controle das variáveis, em algo mais 'largado' 3) Melhor gerenciamento de risco, em algo com visão de curto/médio prazo

No primeiro vídeo você diz que não serve pra tudo, mas essa questão faz parecer que é um método mágico.

Há perdas quando se decide seguir o Kanban e não outra forma de gestão mais prescritiva e o que me deixa sempre com o pé atrás com a forma como os métodos ágeis são apresentados.

3 respostas

Rodrigo, tudo bom?

Fato, Kanbam não serve para todos os tipos de problema. O ponto forte dele é dar uma visão do que está acontecendo, e permitir tomar decisões. Uma percepção visual, o que facilita o reconhecimento. Mas sim, ele tem desvantagens. Principalmente aquelas ligadas à imprevistos, falta de conhecimento e má administração da ferramenta.

O mesmo para outras metodologias Ágeis. Elas trazem resultado? Muito! Mas se bem utilizadas. O mundo hoje é VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo) e o Ágil é muito aderente a isso e essa é a razão desse sucesso.

Um exemplo, infeliz, que costumam usar é o Ágil para a construção civil. Você pode usar? Pode! Mas pq usar? Um seguimento onde vc precisa seguir exatamente uma planta, onde as pessoas envolvidas já fizeram um monte de casas, prédios, etc, iguais. Não tem nada de complexo (guardadas as devidas proporções), assim, o Ágil não é a melhor ferramenta nesse caso.

Métodos ágeis realmente funcionam? Ou são invenções dessas novas gerações que adoram ficar fazendo reuniões ao invés de "pegar no batente"?

Douglas, tudo bom?

Metodologias ágeis definem de forma rígida as reuniões realizadas. Elas dizem exatamente quantas são (cerimônias) e o tempo que elas devem durar. Assim, não temos infinitas e imprevisíveis reuniões atrapalhando a equipe que fica focada naquilo que melhor sabe fazer, desenvolver.

Outro ponto importante, o cliente como tem feedbacks mais rápidos e transparência no trabalho da equipe interrompe menos o trabalho em andamento. Quando o Jeff Sutherland (co-criador do Scrum) fala "A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo" (apesar de exagerada) tem todo um embasamento teórico e prático sobre isso.

O sucesso dessas metodologias vem da quantidade de empresas que as adota e como essas empresas são vistas pelo mercado (Google, Apple, Spotify, Amazon, Alibaba, Tesla, etc.)

Uma ressalva, essas metodologias não servem para resolver qualquer problema.