3
respostas

PWA para aplicações muito grande

Algumas pessoas comentam que não é uma bom negócio utilizar PWA para fazer aplicações muito grandes. Apesar do comentários negativo sobre fazer isso, eu não conseguir achar alguém que explicasse o motivo disso. A tecnologia limita você transformar um ERP feito em Angular, por exemplo, com dezenas de módulos em uma PWA? Existe algum contraponto nisso?

3 respostas

Fala ai Rithyelle, tudo bem? Eu acho que o problema vai ser mais em funcionamento sabe, já tive muitos problemas trabalhando com PWA, principalmente quando o assunto é suporte no iOS ou celulares mais antigos.

E isso também envolve questões de performance, suporte offline e diversos outros requisitos de uma PWA.

Para cenários desse sentido, eu prefiro utilizar tecnologias que irão criar aplicativos nativos para Android e iOS, por exemplo: React Native ou Flutter.

Espero ter ajudado.

Opa Matheus, agradeço a atenção.

Amigo, receio não ter deixado minha dúvida clara. kkkkkk.

A minha dúvida não é nem quanto aos aplicativos móveis e sim a preocupação mesmo de fazer uma boa web app instalável em um Windows mesmo. Até porque, pelo menos o case em questão, o usuário a maior parte do tempo está utilizando a aplicação em um navegador em um SO Windows.

A dúvida é se existe a possbilildade de transformar uma aplicação gigantesca, como um ERP, em uma PWA. Vamos supôr ai uns 10mb de projeto Angular, por exemplo.

Mas, claro, uma aplicação bem construída, e todas as preocupação de performance e por ai vai.

Fala Rithyelle, realmente tinha entendido outra coisa.

Vamos lá:

A dúvida é se existe a possbilildade de transformar uma aplicação gigantesca, como um ERP, em uma PWA. Vamos supôr ai uns 10mb de projeto Angular, por exemplo.

Sim, isso é possível, assim como qualquer outra aplicação web seja em Angular ou não, tendo 10mb (ou mais/menos).

A questão é que cada cenário vai exigir um certo esforço, isso porque as adaptações para transformar a mesma em PWA vai variar de projetos para projetos.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software