1
resposta

Propriedade Translate

Pessoal, entendi o que a propriedade translate faz, mas no exercício aparece a seguinte orientação:

"Talvez você tenha que ajustar a posição das palavras após adicionar a translação no eixo Z. Para evitar que isso aconteça novamente mais para a frente, adicione também a transformação translate(-50%, -50%) após as outras transformações. Isso vai fazer com que o top e o left que estamos usando para posicionar as palavras definam a posição central delas, e não o canto superior esquerdo. Assim, se as palavras mudarem de tamanho, não será necessário reposicioná-las."

Como o translate define a posição central das palavras usando o top e o left definidos? Não estou conseguindo entender isso. A posição central da palavra seria um ponto no centro da box que ela se encontra?

Já pesquisei em outros tópicos mas não consegui entender muito bem como e o que o translate(-50%, -50%) está fazendo. Fiz alguns testes aumentando a palavra utilizando o scale() pra ver se a posição central da palavra muda, o translate(-50%, -50%) parece ter efeito apenas quando mudo o font-size da classe. Não seria melhor então nesse caso utilizar sempre o scale()?

Uma outra dúvida, porque o 50% é negativo? Alguém pode me ajudar?

1 resposta

Fala aí Alessandro, beleza? Vamos por partes, eu não vi o código e faz tempo que já fiz esse curso, então, para mim explicar por aqui, seria meio complicado e iria extender muito a resposta, vou te passar um vídeo onde eu explico sobre o translate e os 50% negativos:

[Front-End] CSS3 - Centralizando elementos na pagina

Na segunda forma de centralizar elementos eu mostro o translate, dá uma conferida.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software