Pronto para o Time..pode não ser pronto para o Cliente. O Cliente pode exigir por exemplo no ultimo momento a necessidade de realização de testes de coneceito ( (em campo)para validação
Pronto para o Time..pode não ser pronto para o Cliente. O Cliente pode exigir por exemplo no ultimo momento a necessidade de realização de testes de coneceito ( (em campo)para validação
exato roberto, a definição de 'pronto' deve ser acordada com todo mundo envolvido
em geral, pelo menos pensando em UX, pronto/done é quando está em produção (no ar), antes disso o usuário não sente valor algum dessa tarefa
Roberto, tudo bom?
Esse pronto (definition of done ou DoD) é um acordo entre a equipe Scrum (Scrum Team) para a entrega. Seguem alguns links falando disso:
https://www.agilealliance.org/glossary/definition-of-done/
https://www.scruminc.com/definition-of-done/
Esse conceito está relacionado à qualidade do que é feito pelo time e não daquilo que é esperado pelo cliente. O esperado pelo cliente foi definido na História com seus critérios de aceite, o DoD é o caminho para se chegar a isso com qualidade e em melhoria contínua.
As histórias e os critérios de aceite, além de algum material complementar (legislações, documentos com regras, BPM, UML, etc) que podem ajudar a complementar o entendimento da equipe, são a transcrição do que o cliente espera e é apresentado na Sprint Review. O PO, representante do cliente, terá consciência dessas informações para aceitar ou não a história. Mas ela sempre deve ir Done para a Sprint Review.