1
resposta

Promises

Fiquei com uma dúvida com relação a requisições síncronas, assíncronas e promises: é sempre indicado o uso de Promises? Ou quando não precisamos ter callback dentro de callback dentro de callback (...) podemos abrir mão do uso de Promises?

1 resposta

Promises são usadas para lidar com operações assíncronas, mas é possível utilizá-las com operações síncronas.

Se você tem alguma operação assíncrona em JavaScript que você precisa obter o resultado ou executar alguma operação quando ela terminar, você precisa inevitavelmente de um callback.

Se não usar um callback, sua função misturará em um único local o código assíncrono com a lógica que opera com os dados retornados, sendo assim, não é preciso nem de callback e nem de promise. Contudo, para separar a lógica que busca os dados da lógica que trata esses dados a promise pode ser perfeitamente encaixada para podermos lidar com código assíncrono em vez de termos que lidar com callback.

Todavia, se você tem apenas um nível de callback, você pode ou não usar promises, fica ao seu critério. Porém, o padrão de projeto promise é amplamente utilizado hoje em dia para se lidar com código assíncrono e evitar a passagem do callback.

Consegui esclarecer sua dúvida?