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[Projeto] Resolução do desafio "Documentando seu primeiro Planejamento"

1.1 Definição de objetivos e metas

1.2 Específica: Empresa brasileira de desenvolvimento de jogos independentes;

1.3 Mensurável: Melhorar a classificação e avaliação do primeiro jogo a ser publicado pela empresa em uma média avaliativa de "4 estrelas" por, pelo menos, 70% dos jogadores, no período de um ano;

1.4 Atribuível: Steam, X (Twitter), Instagram e G-mail;

1.5 Realista: Criação de conteúdo informativo todas as sextas-feiras no formato Reels, pro Instagram, sobre o processo de desenvolvimento do jogo contendo vídeos e imagens da gameplay / Desconto do jogo na loja virtual de jogos Steam em datas comemorativas / Download de Artbook do jogo por tempo indeterminado através da inserção de e-mail do usuário no site desenvolvido para esse fim / Três posts por semana no X (Twitter), um deles ocorrendo em um dia da semana específico cobrindo manutenções e atualizações do jogo publicados e do site oficial do mesmo (se houver), e os outros dois focados na interatividade com o público através da publicação de conteúdo humorístico;

1.6 Temporal: Um ano.

2.1 Pesquisa de Mercado

2.1 Defina o público-alvo: Jovens e adultos na faixa etária de 15 - 30 anos que possuam interesse em arte, processo criativo e jogos 2D e 3D com temática na cultura brasileira;

2.2 Utilize ferramentas de pesquisa online: Sessão de comentários da página do jogo na Steam / Análise de realidade financeira dos jogadores através de formulários enviados por e-mail (adquirido através da aquisição do Artbook feita pelo próprio jogador) com o objetivo de tornar o preço do jogo mais acessível para os mesmos;

2.3 Analise as mídias sociais: Analisar atividade online do público-alvo com o objetivo de definir horários e dias de postagem de conteúdo no período em que os mesmos estão mais ativos em uma mídia social específica;

2.4 Analise dados do Google Analytics: Taxa de rejeição / Taxa de cliques no botão de download do Artbook / Taxa de cliques no botão de redirecionamento do site oficial da empresa para a loja de jogos Steam;

2.5 Analise os concorrentes (Benchmarking): Formato de conteúdo / Plataformas nas quais são mais ativos / Interface dos sites / Design da empresa / Temática dos jogos publicados / Interatividade com os jogadores com a empresa

3.1 Planejamento de conteúdo

3.1 Canais de comunicação: Instagram / X (Twitter) / E-mail

3.2 Calendário editorial: Posts no X (Twitter) três vezes por semana / Reels no instagram contendo curiosidades e bastidores todas as sextas-feiras / Posts personalizados no Instagram e X (Twitter) sobre descontos do jogo em datas comemorativas (dia dos namorados, natal, dia da toalha);

3.3 Busca de palavras-chave: Jogo / Independente / Indie / Brasileiro / Cultura

3.4 Formato de conteúdo: Conteúdo aquisitivo do tipo Artbook digital do jogo disponibilizado na descrição de perfil das mídias sociais / Posts semanais no X (Twitter) sobre manutenções e atualizações do jogo, novos projetos e do site da empresa, além da criação de posts humorísticos para engajamento do público / Reels no instagram compartilhando os bastidores do desenvolvimento do jogo (criação de trilha sonora, mecânicas, designs);

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solução!

Olá, Cassiani.

Tudo bem?

Parabéns! O planejamento está muito bem estruturado e detalhado, cobrindo todos os aspectos essenciais para um plano de marketing digital eficaz para uma empresa de desenvolvimento de jogos independentes.

Muito bom mesmo, você está no caminho certo para criar uma campanha de marketing digital. Depois é só continuar acompanhando e ajustando suas estratégias com base nos resultados obtidos e no feedback do público para melhorar os resultados futuros.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos