1
resposta

[Projeto] Relatório Reflexivo — Jornada Pela Teoria U

Desafio Inicial :

Dificuldade em manter clareza e foco durante processos de mudança no trabalho, especialmente quando várias demandas surgem ao mesmo tempo.

Como o desafio se transformou :
Ao longo da jornada, percebi que o problema não era apenas “falta de foco”, mas sim a ausência de espaços de pausa, escuta e priorização consciente. O desafio evoluiu para :
“Como criar práticas internas e externas que sustentem decisões mais conscientes em momentos de transição.”

Etapas da Teoria U
Co-iniciar (Abertura e intenção). O que coloquei em prática :

• Parei para reconhecer o desafio sem tentar resolvê-lo imediatamente.
  • Identifiquei minhas motivações reais e o impacto que essa mudança teria no meu bem-estar e no meu trabalho.
    Ferramentas utilizadas :
  • Diário de intenção
  • Conversa com uma pessoa de confiança
  • Perguntas de propósito (por que isso importa para mim?)

Observar (Suspender julgamentos)
O que coloquei em prática :

• Observei minha rotina por alguns dias sem tentar corrigir nada.
  • Notei padrões de distração, ansiedade e excesso de reatividade.
  • Escutei colegas para entender como eles lidam com mudanças.
    Ferramentas utilizadas :
  • Mapa de observação
  • Escuta ativa nível 2 e 3
  • Registro de padrões diários

Presenciamento (Aprofundar e acessar o essencial)

• Criei momentos de silêncio intencional para perceber o que realmente estava por trás do desafio.
  • Identifiquei medos e expectativas que estavam guiando minhas decisões.
  • Conectei-me com o que realmente queria criar, não apenas com o que precisava resolver.
    Ferramentas utilizadas :
  • Meditação curta
  • Caminhada Diálogo
  • Anotação consciente
  • Perguntas de profundidade (“O que está pedindo para emergir?”)

Co-criar (Prototipar e agir a partir do novo)

• Testei pequenas mudanças na rotina, como blocos de foco e pausas conscientes.
  • Criei um protótipo simples de “ritual de início do dia” para alinhar prioridades.
  • Compartilhei ideias com colegas e recebi feedback.
    Ferramentas utilizadas :
  • Prototipação rápida
  • Testes A/B pessoais
  • Feedback em ciclos curtos

Aprendizados :

• Mudanças não exigem apenas novas ferramentas, mas novos estados internos.
  • A pausa é tão produtiva quanto a ação.
  • Observar sem julgar revela padrões que estavam invisíveis.
  • Prototipar pequenas ações gera mais impacto do que tentar grandes transformações de uma vez.
  • Escutar profundamente muda a forma como eu enxergo o problema — e a mim mesmo.

Visão Final :
Depois do processo, percebi que o problema não era “falta de foco”, mas sim falta de presença.
A visão mudou de “como me organizar melhor” para:
“Como criar condições internas e externas para agir com mais consciência e menos reatividade.”
Essa mudança de perspectiva abriu espaço para soluções mais humanas, leves e sustentáveis.

Próximos Passos. Ferramentas que pretendo continuar usando :

• Ritual de início e fim do dia
  • Caminhada Diálogo com colegas
  • Anotação consciente semanal
  • Prototipação rápida de novos hábitos
  • Escuta profunda em reuniões
    Ações concretas para o desafio :
  • Criar um painel visual de prioridades semanais
  • Estabelecer pausas intencionais entre tarefas
  • Revisar rotinas a cada 15 dias
  • Buscar apoio de colegas para manter práticas vivas
  • Continuar observando padrões sem julgamento
1 resposta

Oi, Marcus. Tudo certo?

O relatório dialoga bem com o objetivo da atividade ao mostrar a evolução do desafio inicial ao longo das etapas da Teoria U. A forma como você descreve a passagem de uma questão prática de foco para uma investigação mais profunda sobre presença mostra alinhamento com o capítulo sobre o que fazer após as mudanças, já que você conecta aprendizados internos com ações contínuas no trabalho.

Seu relato deixa claro como as ferramentas foram aplicadas no cotidiano e como cada etapa contribuiu para ampliar sua percepção sobre o desafio. A relação entre pausa, escuta e tomada de decisão aparece de forma consistente ao longo do texto.

Continue explorando essa abordagem reflexiva, pois ela fortalece a capacidade de sustentar mudanças no longo prazo e não apenas resolver situações pontuais.

Vale aprofundar ainda mais a conexão entre os aprendizados e os resultados observáveis no dia a dia, descrevendo situações concretas em que as novas práticas alteraram suas decisões ou interações. Registrar exemplos específicos ao longo do tempo ajuda a tornar a reflexão mais viva e facilita revisões futuras.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!