1
resposta

[Projeto] Projeto Finalizado

Consegui finalizar o projeto do Pong no Java Script!!

https://editor.p5js.org/domeniquealioth/full/HNW8DTpR3

//variável bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
let raio = diametro / 2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//erro oponente
let chanceDeErrar = 0;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete ();
  movimentaRaqueteOponente ();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();

}

function mostraBolinha (){
  circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha; 
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete (x, y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete (){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar; 
  calculaChanceDeErrar()
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function incluiPlacar(){
  stroke (255);
  textAlign(CENTER);
  textSize (16);
  fill (color(47,79,79));
  rect (130, 10, 40, 20);
  fill (255);
  text(meusPontos, 150, 26);
  fill (color(47,79,79));
  rect (430, 10, 40, 20);
  fill (255);
  text(pontosOponente, 450, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}
1 resposta

Muito bom, parabéns :)