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[Projeto] Prática de Planejamento de Conteúdo

Esse tópico é destinado ao exercício sobre "Faça como eu fiz: planejamento de conteúdo", onde é requisitado um planejamento de conteúdo considerando público-alvo e objetivo da marca/cliente.


Cliente: Marca de Vestuário presente digitalmente e presencialmente

Público-alvo: Público feminino presente na faixa etária de Jovem Adulto (aproximadamente entre 18 e 35 anos); orientado à pessoas que são antenadas em tendências de moda e usam desse artifício para expressar sua personalidade; pessoas ativas nas redes sociais, que valorizam a experiência do cliente com marcas comunicativas com seu público e estão dispostas a interagir de volta

Objetivo Principal: Posicionar a marca como autoridade e referência no seu segmento

Objetivos Secundários: 1. Aumentar o conhecimento sobre a marca entre o seu público-alvo; 2. Criar e fortalecer a comunidade nas redes sociais; 3. Aumentar as vendas

Canais de Comunicação: Instagram e TikTok

Linguagem de Comunicação: Mais próxima e jovial, com uso coloquial e uso de recursos como memes, trends e conteúdos virais


INSTAGRAM

Estratégias e criação de conteúdo:

  • Será trabalhado os bastidores da marca, com fotos e vídeos que contem histórias sobre a criação das peças, da marca e dos ensaios fotográficos;
  • Haverá postagens sobre as peças, sobre sua confecção, sobre como utilizar/combinar
  • Usaremos influenciadores no feed, seja com postagem repostada/com colaborativa seja com postagens diretas, contando a experiência ou fotos;
  • Apostaremos no uso de destaques e stories compartilhando os clientes com a roupa ou recebendo as compras (experiência do cliente);
  • Entre outros conteúdos.

O foco será em conteúdos que alcancem um número maior de salvamentos e compartilhamentos.

Calendário de Postagens:

Frequência de Posts: Todos os dias

Formato: Reels, Posts no Feed (estáticos e carrossel), Stories

Horários: 08h, 12h, 16h, 18h (horários indicados, porém não-fixos)

Segunda

  • Story de bom dia com algo a mais (exibindo a loja física; falando sobre começar a semana; mostrando a equipe; etc);
  • Caixinha de perguntas perguntando sobre algo que os clientes tenham dúvidas;
  • Exibir alguma peça nos stories que algum cliente citou na caixinha;
  • Postagem no feed sobre uma experiência do cliente.

Terça

  • Stories exibindo o atendimento personalizado dos clientes;
  • Vídeo experimentando e combinando roupas da loja para uma determinada ocasião (por exemplo, roupas para primeiro encontro);
  • Post no feed sobre uma curiosidade/história da marca/peça/bastidor;
  • Algum meme criado com algo relacionado a marca.

Quarta

  • Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica;
  • Vídeo/foto de uma influenciadora com algo da marca;
  • Stories com as peças em promoção da semana;
  • Vídeo de trend.

Quinta

  • Stories exibindo com detalhe alguma peça de roupa que os clientes escolheram através de uma votação no story;
  • Vídeo promocional de uma peça da internet;
  • Stories de um unboxing/comentários de experiência do cliente;
  • Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica.

Sexta

  • Stories mostrando os mais vendidos da semana;
  • Post no feed sobre cuidados com as peças;
  • Vídeo mostrando como estilizar e enriquecer um look com peças da loja;
  • Caixinha de perguntas onde a loja pergunta qual look as clientes querem que a loja monte de acordo com uma ocasião, cada resposta deve ser diferente.

Sábado

  • Algum meme criado com algo relacionado a marca;
  • Vídeo mostrando as dependências da loja;
  • Stories de clientes usando as peças no final de semana;
  • Carrossel anunciando os produtos que entrarão em promoção em breve.

Domingo

  • Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica;
  • Vídeo promocional de uma peça da internet;
  • Stories de clientes usando as peças no final de semana;
  • Meme/vídeo sobre algo que está em alta, não necessariamente precisa ter conexão com a loja.
ATENÇÃO!

Obs: as postagens devem ser feitas de acordo com a necessidade, apenas se baseando no horário e não por ordem descrita acima. E a frequência e os horários estão em fase de teste, serão ajustados conformes as análises e o andar das metas.

Obs2: as interações (respostas à comentários e atendimento pelo privado) com os clientes devem ocorrer todos os dias úteis.


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TIKTOK

Estratégias e criação de conteúdo:

  • Também será utilizado da mesma estratégia do uso de vídeos contando histórias da marca, das peças e bastidores;
  • Também será utilizado de vídeos com influenciadores, porém voltados mais para a área de publicidade paga;
  • Também haverá postagens sobre a confecção, cuidados, material das peças;
  • Será utilizados de trends para aproximação do público;
  • Será criada novas trends e desafios com os produtos;
  • Incentivaremos o unboxing das compras dos clientes;
  • Entre outros conteúdos.

O foco será em conteúdos que alcancem um número maior de comentários e compartilhamentos.

Calendário de Postagens:

Frequência de Posts: Todos os dias

Formato: Vídeos curtos e carrossel

Horários: 12h e 17h (horários indicados, porém não-fixos)

Segunda

  • Vídeo experimentando e combinando roupas da loja para uma determinada ocasião (por exemplo, roupas para primeiro encontro);
  • Vídeo de trend.

Terça

  • Vídeo promocional com peças da loja;
  • Vídeo de trend.

Quarta

  • Vídeo embalando compras de clientes on-line;
  • Vídeo de trend.

Quinta

  • Vídeo mostrando como estilizar e enriquecer um look com peças da loja;
  • Vídeo de trend.

Sexta

  • Vídeo de um influenciador/cliente experimentando um produto;
  • Vídeo de trend.

Sábado

  • Vídeo promocional com peças da loja;
  • Vídeo de trend.

Domingo

  • Vídeo de curiosidade ou história sobre a marca/peça/bastidor;
  • Vídeo de trend.
ATENÇÃO!

Obs: a frequência e os horários estão em fase de teste, serão ajustados conformes as análises e o andar das metas.


ANÁLISES DE RESULTADOS DE AMBAS AS REDES SOCIAS

As análises no Instagram irão ocorrer quinzenalmente, mensalmente e por quarter.

Enquanto que as análises do TikTok irão ocorrer de forma semanal, mensal e por quarter.

solução!

Olá, Maria!

Pelo que vejo, você já tem um planejamento de conteúdo bastante detalhado e estruturado para o Instagram, o que é ótimo! Você parece ter considerado muitos aspectos importantes, como o público-alvo, os objetivos da marca e os canais de comunicação.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a aprimorar ainda mais seu planejamento:

  1. Análise de métricas: É importante monitorar o desempenho de suas postagens e ajustar sua estratégia conforme necessário. Por exemplo, se você perceber que seus vídeos recebem mais engajamento do que suas postagens de imagem, pode ser uma boa ideia focar mais em conteúdo de vídeo.

  2. Engajamento com o público: Você mencionou que a interação com os clientes deve ocorrer todos os dias úteis. Isso é ótimo, mas também pode ser útil responder a comentários e mensagens durante o fim de semana, se possível. Isso pode ajudar a construir um relacionamento mais forte com seu público.

  3. Conteúdo de valor: Além de postar sobre suas peças de vestuário, considere compartilhar conteúdo que seu público-alvo possa achar útil ou interessante. Por exemplo, você pode postar dicas de moda ou tendências atuais.

  4. Parcerias: Você mencionou o uso de influenciadores, o que é uma ótima estratégia. Considere também fazer parcerias com outras marcas ou empresas que se alinhem com seus valores e público-alvo. Isso pode ajudar a aumentar sua visibilidade e alcançar um público maior.

  5. Promoções e concursos: Essas são ótimas maneiras de aumentar o engajamento e a visibilidade. Você pode, por exemplo, realizar um concurso em que os seguidores precisam marcar amigos na postagem para participar.

Espero que essas sugestões possam ser úteis para você. Lembre-se, o mais importante é experimentar diferentes estratégias e ver o que funciona melhor para sua marca. Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá,

Obrigada pelas dicas e correções, irei anota-las para o futuro!

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