Esse tópico é destinado ao exercício sobre "Faça como eu fiz: planejamento de conteúdo", onde é requisitado um planejamento de conteúdo considerando público-alvo e objetivo da marca/cliente.
Cliente: Marca de Vestuário presente digitalmente e presencialmente
Público-alvo: Público feminino presente na faixa etária de Jovem Adulto (aproximadamente entre 18 e 35 anos); orientado à pessoas que são antenadas em tendências de moda e usam desse artifício para expressar sua personalidade; pessoas ativas nas redes sociais, que valorizam a experiência do cliente com marcas comunicativas com seu público e estão dispostas a interagir de volta
Objetivo Principal: Posicionar a marca como autoridade e referência no seu segmento
Objetivos Secundários: 1. Aumentar o conhecimento sobre a marca entre o seu público-alvo; 2. Criar e fortalecer a comunidade nas redes sociais; 3. Aumentar as vendas
Canais de Comunicação: Instagram e TikTok
Linguagem de Comunicação: Mais próxima e jovial, com uso coloquial e uso de recursos como memes, trends e conteúdos virais
Estratégias e criação de conteúdo:
- Será trabalhado os bastidores da marca, com fotos e vídeos que contem histórias sobre a criação das peças, da marca e dos ensaios fotográficos;
- Haverá postagens sobre as peças, sobre sua confecção, sobre como utilizar/combinar
- Usaremos influenciadores no feed, seja com postagem repostada/com colaborativa seja com postagens diretas, contando a experiência ou fotos;
- Apostaremos no uso de destaques e stories compartilhando os clientes com a roupa ou recebendo as compras (experiência do cliente);
- Entre outros conteúdos.
O foco será em conteúdos que alcancem um número maior de salvamentos e compartilhamentos.
Calendário de Postagens:
Frequência de Posts: Todos os dias
Formato: Reels, Posts no Feed (estáticos e carrossel), Stories
Horários: 08h, 12h, 16h, 18h (horários indicados, porém não-fixos)
Segunda
- Story de bom dia com algo a mais (exibindo a loja física; falando sobre começar a semana; mostrando a equipe; etc);
- Caixinha de perguntas perguntando sobre algo que os clientes tenham dúvidas;
- Exibir alguma peça nos stories que algum cliente citou na caixinha;
- Postagem no feed sobre uma experiência do cliente.
Terça
- Stories exibindo o atendimento personalizado dos clientes;
- Vídeo experimentando e combinando roupas da loja para uma determinada ocasião (por exemplo, roupas para primeiro encontro);
- Post no feed sobre uma curiosidade/história da marca/peça/bastidor;
- Algum meme criado com algo relacionado a marca.
Quarta
- Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica;
- Vídeo/foto de uma influenciadora com algo da marca;
- Stories com as peças em promoção da semana;
- Vídeo de trend.
Quinta
- Stories exibindo com detalhe alguma peça de roupa que os clientes escolheram através de uma votação no story;
- Vídeo promocional de uma peça da internet;
- Stories de um unboxing/comentários de experiência do cliente;
- Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica.
Sexta
- Stories mostrando os mais vendidos da semana;
- Post no feed sobre cuidados com as peças;
- Vídeo mostrando como estilizar e enriquecer um look com peças da loja;
- Caixinha de perguntas onde a loja pergunta qual look as clientes querem que a loja monte de acordo com uma ocasião, cada resposta deve ser diferente.
Sábado
- Algum meme criado com algo relacionado a marca;
- Vídeo mostrando as dependências da loja;
- Stories de clientes usando as peças no final de semana;
- Carrossel anunciando os produtos que entrarão em promoção em breve.
Domingo
- Carrossel exibindo um ensaio fotográfico de uma peça específica;
- Vídeo promocional de uma peça da internet;
- Stories de clientes usando as peças no final de semana;
- Meme/vídeo sobre algo que está em alta, não necessariamente precisa ter conexão com a loja.
Obs: as postagens devem ser feitas de acordo com a necessidade, apenas se baseando no horário e não por ordem descrita acima. E a frequência e os horários estão em fase de teste, serão ajustados conformes as análises e o andar das metas.
Obs2: as interações (respostas à comentários e atendimento pelo privado) com os clientes devem ocorrer todos os dias úteis.