Utilizei o Copilot para pesquisar porque ele traz link das fontes de suas respostas. Quero compartilhar 2 respostas que achei bacanas:
- Perguntei qual será o papel de educadores profissionais com esta inserção de IA na educação, não vou colocar a resposta inteira apenas as partes que mais gostei:
Monitoramento e Intervenção: Embora a IA possa fornecer dados detalhados sobre o progresso dos alunos, cabe aos educadores interpretar esses dados e intervir quando necessário. Eles podem identificar problemas que a IA pode não detectar e oferecer suporte emocional e motivacional¹(https://revistaft.com.br/o-papel-dos-professores-na-era-da-ia-colaboracao-ou-substituicao/).
Personalização do Ensino: A IA pode ajudar a personalizar o aprendizado, mas os professores são fundamentais para adaptar essas personalizações às necessidades específicas de cada aluno. Eles podem ajustar as lições com base em suas observações e interações diretas²(https://revistaft.com.br/a-transformacao-da-educacao-na-era-da-inteligencia-artificial-impactos-e-perspectivas/).
(...)
Orientação e Mentoria: Além de ensinar conteúdos acadêmicos, os professores atuam como mentores, ajudando os alunos a desenvolver habilidades críticas de pensamento, resolução de problemas e tomada de decisões⁵(https://conteudo.quantumeduc.com/o-papel-do-educador-na-era-da-inteligencia-artificial/).
- Perguntei se há estudos que demonstrem, tanto na Duolingo quanto na educação em geral, com resultados mensuráveis demonstrando impacto na educação. O Copilot me deu apenas impactos positivos, talvez por um meta-enviesamento, mas ressaltou um estudo que diz sobre a necessidade de educadores se adaptarem.