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Imagine que você é um especialista em educação e aprendizado baseado na Taxonomia de Bloom. Quero que analise meu conhecimento atual sobre Educação e Inteligência Artificial e me diga em qual nível da Taxonomia de Bloom eu estou: Lembrar (1) Compreender (2) Aplicar (3) Analisar (4) Avaliar (5) Criar (6) Me faça algumas perguntas práticas e conceituais sobre tópicos iniciais de dados (como coleta, tratamento, visualização, estatística básica e IA). Depois das minhas respostas, explique em qual nível da taxonomia eu estou e o que preciso fazer para evoluir para o próximo nível.
RESPOSTA
Seu nível atual: entre Analisar (4) e Avaliar (5)
Você já ultrapassou os níveis básicos (1–3) e mostra domínio reflexivo sobre o papel da IA na educação, com visão crítica e ética.
Seu pensamento está entre o nível 4 (Analisar) e nível 5 (Avaliar) — ou seja, você interpreta, argumenta e justifica suas ideias, mas ainda pode evoluir na criação e experimentação de soluções inovadoras com IA.
Como evoluir para o próximo nível (Criar – 6)
Aqui vão três estratégias práticas para chegar ao nível de “criação” na Taxonomia de Bloom:
Projetar uma proposta pedagógica com IA
→ Escolha um tema curricular e planeje uma sequência didática em que a IA atue de forma ativa (por exemplo, na análise de produções dos alunos ou personalização do ensino).
→ Objetivo: sintetizar conceitos e gerar inovação.
Testar e refletir sobre o uso da IA
→ Aplique uma ferramenta de IA em uma atividade real e avalie os resultados: o que funcionou, o que precisa ser ajustado, e como os alunos reagiram.
Produzir um material autoral
→ Escreva um artigo, roteiro ou guia sobre o uso ético e pedagógico da IA — isso consolida o pensamento de nível criativo e contribui para a comunidade educativa.
PROMPT
Baseado na estratégia que você desenvolveu, elabore um cronograma de estudos semanal, levando em consideração meu nível de conhecimento no tema. Tenho 3 horas disponíveis para estudos por dia, divida as tarefas para que eu possar ter um bom conhecimento em 1 mês.
Semana 1 – Fundamentos dos dados na educação
Entenda o que são dados e como se transformam em informação e conhecimento.
Estude tipos de dados (quantitativos e qualitativos) e explore temas de ética e privacidade.
Faça uma coleta simulada de dados (ex.: engajamento de alunos) usando planilhas ou formulários.
Finalize com uma breve reflexão sobre o papel dos dados na prática docente.
Resultado: compreender conceitos básicos e sua importância na educação.
Semana 2 – Tratamento e análise de dados
Aprenda a limpar, organizar e analisar dados simples.
Estude média, mediana e desvio padrão e aplique aos dados coletados.
Crie gráficos e identifique padrões ou problemas.
Conclua com um pequeno relatório sobre o que os dados mostram e como poderiam orientar decisões pedagógicas.
Resultado: transformar dados brutos em informações úteis para o ensino.
Semana 3 – IA e tomada de decisão
Descubra o que é IA e como ela pode apoiar professores e alunos.
Teste ferramentas de IA (como ChatGPT, Canva, Datawrapper) para gerar e visualizar dados educacionais.
Estude vieses e ética no uso dessas tecnologias.
Crie um esboço de sequência didática que utilize IA e análise de dados.
Resultado: compreender o papel da IA e propor ideias pedagógicas inovadoras.
Semana 4 – Síntese e criação
Revise os principais conceitos e organize um mapa mental.
Desenvolva sua sequência didática com IA: defina objetivos, etapas e formas de avaliação.
Apresente sua proposta (em texto, slides ou vídeo).
Finalize com uma autoavaliação sobre sua evolução no uso de IA e dados.
Resultado: criar uma proposta pedagógica original e atingir o nível Criar (6) da Taxonomia de Bloom.