//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2;
//variaveis velocidade da bolinha
let velXBolinha = 6;
let velYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let raqueteAltura = 80;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentoRaquete();
colisaoRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteOponente();
mostraPlacar();
marcaPonto();
calculaChanceDeErrar();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraPlacar(){
textAlign(CENTER);
stroke(255);
textSize(16);
fill(color (255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosOponente += 1;
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, comprimentoRaquete, raqueteAltura);
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movBolinha(){
xBolinha += velXBolinha;
yBolinha += velYBolinha
}
function verificaColisaoBorda(){
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio< 0){
velYBolinha *= -1;
}
}
function movimentoRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function colisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velXBolinha *= -1;
}
}
function colisaoRaqueteOponente(){
if(xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velXBolinha *= -1;
}
}