Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Jogo Pong

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//variaveis velocidade da bolinha
let velXBolinha = 6;
let velYBolinha = 6;
//variaveis da raquete

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let raqueteAltura = 80;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentoRaquete();
  colisaoRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  colisaoRaqueteOponente();
  mostraPlacar();
  marcaPonto();
}

  function mostraPlacar(){
    fill(255)
    text(meusPontos, 278, 26);
    text(pontosOponente, 321, 26);
    }

  function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
        meusPontos += 1;
    }
    if (xBolinha < 10) {
        pontosOponente += 1;
    }
}


  function movimentaRaqueteOponente(){
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete /2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
  }

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, comprimentoRaquete, raqueteAltura);
}  

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movBolinha(){
  xBolinha += velXBolinha;
  yBolinha += velYBolinha
}

function verificaColisaoBorda(){
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velXBolinha *= -1;  
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio< 0){
    velYBolinha *= -1;
  }
}

function movimentoRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function colisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velXBolinha *= -1;
  }
}

function colisaoRaqueteOponente(){
if(xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
  velXBolinha *= -1;
}


}
1 resposta
solução!

Oi, João Victor! Tudo bem?

Excelente projeto, parabéns pela execução e desempenho! Espero que você esteja gostando do curso e de mergulhar no universo de possibilidades de criação dentro da programação!

Caso você possua alguma dúvida em relação a algum conteúdo do curso, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!