Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

projeto jogo pong

oi, pode me ajudar por favor? já tentei refazer desde zero, mas continua dando problema. não entendi oq eu fiz de errado.

https://scratch.mit.edu/projects/565719999

2 respostas
solução!

Olá Bianca, como vai?

Adorei suas personalizações de cor no projeto, ficou bem legal!

Esse bug que está acontecendo no seu projeto é por conta do posicionamento dos atores, mas é bem tranquilo de resolver, vou te mostrar.

1 - Centralização dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.

Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.

Indicação de centralização da bolinha

Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:

• Raquete

Aqui vamos colocar x valendo -232 e y valendo 0, ficaria assim:

Código de posicionamento da raquete com x=-232 e y=0

• Raquete2

Aqui vamos passar os valores de x valendo 232 e y valendo 0. Na raquete2 é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:

Código de posicionamento da raquete2 com x=232 e y=0

Esses valores de -232 e 232 eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y em 0 para manter as raquetes centralizadas verticalmente.

Bônus: Ajuste na pontuação

Percebi que algumas vezes está contando pontos repetidos, isso acontece pois o sensor de pontos estava cokm o valor de x um pouco longe da borda, fazendo com que contasse pontos quando a bolinha passava por ele indo e voltando. Para resolver isso é só ajustar o valor de x nos sensores de pontuação pra identificar a bolinha somente quando ela estiver bem perto da borda, aqui eu testei os valores de -231 para os pontos do oponente e 231 para os meus pontos e deu certo, mas você pode testar outros valores também. Ficaria assim:

Indicação dos valores do sensor de pontos

Pronto! Depois de fazer essas alterações seu jogo vai rodar melhor e vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Vou testar aqui! Obrigada pela resposta!