oi, pode me ajudar por favor? já tentei refazer desde zero, mas continua dando problema. não entendi oq eu fiz de errado.
oi, pode me ajudar por favor? já tentei refazer desde zero, mas continua dando problema. não entendi oq eu fiz de errado.
Olá Bianca, como vai?
Adorei suas personalizações de cor no projeto, ficou bem legal!
Esse bug que está acontecendo no seu projeto é por conta do posicionamento dos atores, mas é bem tranquilo de resolver, vou te mostrar.
1 - Centralização dos atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
Vá em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +
, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x
e y
nos códigos das raquetes:
Aqui vamos colocar x
valendo -232
e y
valendo 0
, ficaria assim:
Aqui vamos passar os valores de x
valendo 232
e y
valendo 0
. Na raquete2 é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:
Esses valores de -232
e 232
eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y
em 0
para manter as raquetes centralizadas verticalmente.
Bônus: Ajuste na pontuação
Percebi que algumas vezes está contando pontos repetidos, isso acontece pois o sensor de pontos estava cokm o valor de x
um pouco longe da borda, fazendo com que contasse pontos quando a bolinha passava por ele indo e voltando. Para resolver isso é só ajustar o valor de x
nos sensores de pontuação pra identificar a bolinha somente quando ela estiver bem perto da borda, aqui eu testei os valores de -231
para os pontos do oponente e 231
para os meus pontos e deu certo, mas você pode testar outros valores também. Ficaria assim:
Pronto! Depois de fazer essas alterações seu jogo vai rodar melhor e vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me fala se deu certo.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)
Vou testar aqui! Obrigada pela resposta!