Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Projeto final "Implemente seu próprio jogo"

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
// A partir do código gerado na aula do vídeo "Disparando
// contra o alvo" foi implementada uma alteração que faz
// a cor do alvo mudar entre seis opções
// para tanto implementei uma matriz de cores (corAlvo) e 
// uma variável de controle dessas cores (controlaCor) e
// atravês de uma modificação na funcão "desenhaAlvo"
// usando usando a variavél cor alvo e um laço if para 
// fazer a alternância entre as cores



    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
//  novas variáves
    var corAlvo = ["red", "black", "green", "yellow", "lime", "blue"]
    var controlaCor = 0

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio;
    var yAleatorio;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function desenhaAlvo(x,y) {

        desenhaCirculo(x, y, raio+20, corAlvo[controlaCor]);
        desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y, raio, corAlvo[controlaCor])

//      laço if para incrementar/mudar a cor dentro da matriz
        if (controlaCor >= 5) {
            controlaCor = 0 }
        else {
            controlaCor++
        };


    };

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);

    }

function atualizaTela() {
    limpaTela();
    xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
    desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);

}

setInterval(atualizaTela, 1000);

function dispara(evento) {

    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

    if((x > xAleatorio - raio)
    && (x < xAleatorio + raio)
    && (y > yAleatorio - raio)
    && (y < yAleatorio + raio)) {

        alert('Acertou!');


    }


}

tela.onclick = dispara;

</script>
1 resposta
solução!

Olá André, tudo bem com você?

Meus parabéns pela implementação do código, indo além do proposto na atividade e realizando a troca das cores do alvo. Fico feliz que tenha compartilhado sua resolução com a comunidade do fórum Alura.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento ou para tirar suas dúvidas.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.