<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
// A partir do código gerado na aula do vídeo "Disparando
// contra o alvo" foi implementada uma alteração que faz
// a cor do alvo mudar entre seis opções
// para tanto implementei uma matriz de cores (corAlvo) e
// uma variável de controle dessas cores (controlaCor) e
// atravês de uma modificação na funcão "desenhaAlvo"
// usando usando a variavél cor alvo e um laço if para
// fazer a alternância entre as cores
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
// novas variáves
var corAlvo = ["red", "black", "green", "yellow", "lime", "blue"]
var controlaCor = 0
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo(x,y) {
desenhaCirculo(x, y, raio+20, corAlvo[controlaCor]);
desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, corAlvo[controlaCor])
// laço if para incrementar/mudar a cor dentro da matriz
if (controlaCor >= 5) {
controlaCor = 0 }
else {
controlaCor++
};
};
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
setInterval(atualizaTela, 1000);
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)) {
alert('Acertou!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>