3
respostas

[Projeto] Feedback

Disclaimer

Name: Container in the Woods

Time: 16 seconds

Song: Old Blue, by Chris Haugen, from YouTube Library

Software: Blender

Final Render: Cycles

Made by: Heloísa “Kallium” M R

Purpose: Practice

Primeira Animação/Projeto no Blender, toda à partir da orientação do curso.

Usei algumas imagens de referência para me inspirar na hora de produzir a modelagem e animação; segue:

containerInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para a trilha sonora utilizada nos 16 segundos de animação, usei da biblioteca gratuita do YouTube. Old Blue, de Chris Haugen.

Renderizei algumas imagens durante o processo. Existem vários problemas de retopologia, mas só queria terminar logo para progredir nos estudos e partir para outro projeto. Tendo à ser muito perfeccionista, por isso estou tentando não me ater tanto à detalhes, se não passo um mês em um único projeto. Segue as imagens:

Blocagem Blocagem Experimentação com Iluminação Blocagem e Iluminação Refinamento Refinamento Aplicação de Materiais Por fim, segue a Animação feita, não foi editada, apenas coloquei uma trilha sonora para ficar um pouco mais.. divertido. Minha intenção com a Animação era fazer uma casa Container na mata, com iluminação apenas de postes. Não consegui chegar em um resultado muito interessante com as luzes de chão, mas tentei fazer um esquema com luz frontal, contra-luz e uma 3/4 à esquerda para tentar dar alguma atmosfera.

Container in the Woods

Sugestões sobre o que está muito ruim e preciso melhorar urgente para o próximo projetin viria bem à calhar x) Agradeço desde já por quem tiver paciência pra ler/ver/prestar algum feedback. Até \o

3 respostas

Olá bom dia.

Eu estou sem palavras.... Você simplesmente elevou a proposta de projeto do curso para outro nível, hahahahaha, fiquei até com vergonha do meu xD.

De verdade, parabéns pelo projeto e pela dedicação, o que eu tenho para comentar sobre é:

• Você conseguiu absorver 1000% do que foi proposto no curso, todas as ferramentas, dicas e maneira de trabalho que era para ser ensinado durante o curso foi executado com maestria dentro do projeto.

• Você conseguiu compor muito bem a ideia do projeto, pegou as referencias, o moodboard e com as ferramentas que tinha em mãos conseguiu recriar de uma maneira maravilhosa o que propunha, eu consigo ver claramente suas referencia e este projeto sendo usado em estudios.

Dito isso, o que é necessario melhorar. Dentro do 3D existem várias vertentes, você já consegue começar a buscar estes segmentos que quer atuar, não se preocupe agora com a iluminação, ou o render. Apesar do seu projeto não ter ficar com a cara realista que a gente vê no mercado, você já absorveu muito bem o que pode ser feito com a ferramenta, agora vale a pena você estudar:

• Sobre texturização (para colocar materiais diferentes nos móveis e ambiente)
  • Iluminação (como criar composições com luz de forma eficiente)
  • Render (como organizar o motor de render para que ele represente de forma fiél o que você espera de luz e textura)

Esses são assutos bem específicos para tratar de trabalhos de arquitetura e environment, existem outros temas que podem te ajudar a construir elementos de maneira mais detalhada, como a modelagem.

Aqui na plataforma, os cursos seguintes seguem uma trilha de aprendizado para construção de assets, ou seja, aprender a modelar, pintar a mão o modelo, e animar este modelo.

Não tem como foco as fotografias de ambiente para render, deve vir em algum momento conteúdos neste segmento.

Depois fale aqui o que tem mais interesse em aprender junto ao 3D, que tento lhe guiar da melhor maneira possível ^^

mais uma vez parabéns pelo projeto, e lhe desejo ótimos estudos.

Agradeço muito pelo feedback ^^ era exatamente o que estava esperando. Próximo passo do curso, pelo que entendi, fala mais sobre texturização, confesso que fiz o básico do que consegui entender vendo os vídeos e testando um pouco. Tive de parar de brincar porque peguei covid kk mas hoje 'to melhor e vou ver se trabalho um pouco mais nesse sentido. Ali em "Blender: entendendo boxing modeling", resolvi fazer um objeto próprio, uma adaga, você vê problema fazer algo não muito parecido com o modelo para aprender?! Acha que deveria fazer uma primeira vez os modelos propostos ao invés de algo novo?

Outra questão: queria muito aprender melhor como lidar com iluminação dentro do blender, pode me orientar em algo mais específico sobre o assunto, seja uma plataforma ou algum material externo interessante, mas algo que seja estrito para blender, porque alguma noção básica de fotografia tenho, meu problema maior é conseguir aplicar isso dentro do software x.x

Achei que as perguntas já tinham ido embora, mas ai vai mais uma: quando você termina um projeto, seja de um render estático ou uma animação, é necessário dar os créditos às texturas utilizadas no projeto? Por exemplo quando você importa uma textura gratuita de de um piso de madeira, por exemplo, você precisa colocar a fonte disso? É válido você ter em um endereço de web uma espécie de 'index' com link para material externo que você utilizou/utiliza (como no caso da textura pra fazer um material de madeira)? E no dia-a-dia da profissão, quando você produz algo comercial pra um terceiro, você tem de mandar também de onde utilizou algum asset ou textura?

Agora uma sugestão: acredito que não tenha, eu não encontrei pelo menos (talvez eu tenha só perdido), mas seria legal ter um curso básico sobre direito digital, de registros e marcas, pra saber como, no mercado de trabalho, devemos lidar. Sinto muita falta de informação assertiva nesse assunto.

Agradeço muuuito pelos elogios, vou tentar fazer algo decente no próximo curso x) confesso que queria muito conseguir trabalhar de uma maneira que pudesse viver desse tipo de produto gráfico, é uma parada muito legal de trabalhar. Até mais :D

Olá mais uma vez ^^

Olhando este projeto e sua dedicação eu acredito que você consiga trabalhar com este tipo de projeto em breve viu, só é interessante você definir extamente em que quer trabalhar, arquitetura? Asset para game? VFX, definir isso ajuda bastante a encontrar o mercado dentro do universo 3D.

Respondendo as suas perguntas:

Com relação ao modelo que você vai produzir em curso, eu acho ótimo vocÊ criar algo diferente do oferecido, força mais o aprendizado, e aconselho isso em aula, pegar outras imagens e fazer o curso novamente, então fique a vontade.

A questão da iluminação é realmente mais complicada, não temos um curso específico sobre render na platforma até então, e para entender bem sobre é um estudo bem específico, muitas vezes ver tutoriais distintos e acabar pegando "SET UPS" de iluminação que se adequem ao que você tem interesse, gosto desses dois canais:

No final é uma questão de você pesquisar bem tutoriais sobre iluminação e entender como cada artista trabalha a sua e pegar as técnicas aos poucos, então pesquisar por "light environment in blender" no youtube te retorna muito material valioso.

Para dar um passo mais profissional neste tema, livros e cursos de ambientes focados nisso.

Com relação aos materiais externos, você deve olhar os termos de uso basicamente, se for gratuito e o site pedir dedicatória, você deve colocar no seu portifólio, durante a explicação do projeto, se você comprar a imagem ou a textura, ela é sua, não precisa de dedicação alguma e pode usar livremente.

E em casos mais profissionais, existem várias pessoas artistas que fabricam as próprias texturas. Tudo depende bastante do projeto, mas basta ler as letras miudas no ato de adquirir a textura que você vai ver certinho como quem disponibilizou a textura pede para você utilizá-la.

E concordo com a sua observação sobre direitos autorais, e algo que vou levar para o time para colocarmos em pauta, criara algo mais focado para quem lida com imagens é de extrema importância, obrigado pelo feedback

=D

Espero que tenha consiguido responder tudo hehe, um abraço e bons estudos pra ti ^^