3
respostas

Projeto de persona

Segue uma proposta de persona, considerando que é para ser cliente de um banco.

Vitória Leopoldo tem 60 anos, é divorciada e optou por não ter filhos, porque não gosta de dependência. Também não tem gato, nem cachorro, nem plantas, nada que a mantenha presa. Tem um espírito livre, aprecia aventuras, viagens, conhecer lugares novos e segue o princípio “off the beaten track”. Morou um ano na Alemanha e seis meses na Inglaterra. Adora conhecer pessoas e culturas.

Fez duas graduações, especialização e mestrado. É jornalista, mas trabalhou a maior parte do tempo no segmento editorial, porque adora ler. Aprecia a praticidade e a conectividade de todos os dispositivos móveis e aproveita ao máximo tudo que está disponível na internet, que usa sobretudo para se informar e estudar, como os MOOCs, e manter contato com os amigos espalhados pelo mundo.

Adora sua atividade profissional, mas esta passou por grande reconfiguração nos últimos anos e a principal consequência foi a acentuada queda dos níveis de remuneração.

Ela tem dois apartamentos, um dos quais está alugado, mas rende pouco, e alguma economia no banco, aplicada. Deseja ir morar no exterior, talvez na Irlanda, e para isso quer migrar de área, por isso está fazendo uma série de cursos na área de TI. Continuar trabalhando, preferencialmente de forma remota, quando estiver fora é uma necessidade e uma forma de se manter sempre ativa. Nem pensa em se aposentar.

3 respostas

Oi, Maria! Tudo bem contigo?

Muito bem! A sua proposta de persona está muito bem detalhada e rica em informações. Vitória Leopoldo parece ser uma pessoa fascinante e cheia de vida! Meus parabéns!!!!!

No entanto, considerando o contexto do curso e o cenário do AluraBank, talvez seja interessante ajustar alguns pontos para que a persona se alinhe mais com o público-alvo do banco digital. Aqui vão algumas sugestões:

1. Geração: Vitória tem 60 anos, o que a coloca na Geração Baby Boomers. No cenário do AluraBank, essa geração representa apenas 5% das pessoas usuárias. Talvez seja interessante criar outra persona que represente uma geração com maior porcentagem de usuários, como a Geração Y (45%) ou a Geração Z (30%).

2. Necessidades e objetivos: Considere focar mais nas necessidades financeiras e nos objetivos de Vitória em relação ao banco digital. Por exemplo, ela pode estar buscando um banco que ofereça facilidade em transações internacionais, já que deseja morar no exterior, ou um banco que tenha boas opções de investimento para aumentar sua renda.

3. Desafios: Quais são os desafios que Vitória enfrenta ao lidar com bancos tradicionais? Isso pode incluir desde taxas altas até a dificuldade de acessar serviços enquanto viaja. Identificar esses pontos pode ajudar a criar uma persona que realmente se beneficie dos serviços do AluraBank.

Novamente, meus parabéns por sua atividade!!

Estarei aqui caso tenha dúvidas ou perguntas!

Grande abraço e até breve!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Yasmin, vou trabalhar nas dicas que vc deu.

Uma pergunta: na área de jornalismo de dados, há alguma curso na Alura? Ou qual(is) curso(s) vc sugeriria que eu fizesse para acrescentar essa habilidade em minhas competências? Grata.

Olá, Maria! Tudo bem?

Ainda não temos cursos de jornalismo de dados, mas temos sobre Data-Driven UX e referente a Marketing Digital, em Data Analytics: Machine Learning.

Espero ter lhe auxiliado.

Qualquer dúvida ou pergunta estou aqui, certo?

Grande abraço!