Olá, pessoal!
Quero compartilhar como esses conceitos de Copywriting e o uso do ChatGPT, e outras LLMs, estão sendo planejados no desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Para dar um contexto rápido (prometo não ser técnico!):
Meu TCC investiga a convivência complexa entre múltiplas gerações nas empresas. A minha tese central usa uma comparação diferente da habitual:
Eu não vejo a organização apenas como uma estrutura tradicional parada no tempo. Eu a vejo como uma "Placa-Mãe" robusta, projetada inicialmente para outra realidade, que veio sofrendo sucessivos upgrades e adaptações ao longo das décadas para tentar acomodar cada nova geração que chegava, mantendo as anteriores gerações funcionais e adaptativas.
O conflito atual surge porque essa arquitetura de "adaptações incrementais" chegou no limite. Temos Baby Boomers, Geração X, Millennials, Z e Alpha entrando no mercado, tentando rodar seus "sistemas mentais" diferentes na mesma máquina sobrecarregada. A minha tese é que não basta mais um upgrade pontual; a organização precisa de uma revisão estrutural para lidar com essa complexidade contemporânea.
Percebi que um TCC não é só pesquisa; é um longo exercício de convencimento. Eu preciso "vender" essa minha metáfora complexa de "esgotamento do modelo de upgrades" para o meu orientador e para a banca avaliadora, e garantir que eles comprem a ideia.
Minha Reflexão sobre IA e Criatividade no Processo:
Integrar o ChatGPT e as técnicas de copy no meu processo acadêmico não é sobre deixar a IA escrever por mim, mas sobre destravar a comunicação persuasiva.
No contexto do TCC, a IA atua como um "parceiro de brainstorming" que nunca se cansa. Ela me ajuda a transformar teorias complexas sobre estrutura organizacional em uma leitura interessante, sem perder a seriedade que a faculdade exige.
4 Maneiras Específicas que estou usando o ChatGPT como "Copywriter" no TCC: -** Sim, é isso mesmo há uma a mais para pensar fora da forma.**
Aqui estão exemplos práticos de como adaptei as técnicas de copy para o meu dia a dia de pesquisa:
1. E-mails que o orientador realmente lê:
- O desafio: Orientadores são muito ocupados e recebem dezenas de e-mails por dia.
- A solução com Copy+IA: Em vez de mandar e-mails com assuntos genéricos, eu uso a IA para criar assuntos que chamam a atenção e textos diretos ao ponto. Foco no benefício: o que eu já fiz e o que exatamente eu preciso dele agora. Isso é copy puro: facilitar a vida do leitor para obter uma resposta rápida.
2. A primeira impressão (Introdução e Resumo):
- O desafio: A Introdução e o Resumo são a porta de entrada do meu trabalho. Se forem chatos, eu perco o leitor logo na primeira página.
- A solução com Copy+IA: Uso a IA para gerar variações dos meus parágrafos iniciais. Peço para ele escrever de forma que desperte a curiosidade sobre esse "sistema corporativo sobrecarregado de adaptações" logo de cara, criando um gancho forte antes de entrar na parte teórica.
3. Traduzindo ideias difíceis (Clareza é persuasão):
- O desafio: Minha tese usa essa ideia abstrata de "fim da era dos upgrades" e a necessidade de um salto estrutural na gestão.
- A solução com Copy+IA: Uso a IA como um "tradutor". Quando tenho um conceito muito complexo, peço: "Reescreva este parágrafo como se estivesse explicando para uma pessoa inteligente, mas que não é da área, tornando-o mais claro e persuasivo". Isso ajuda a garantir que a minha comunicação seja acessível para qualquer avaliador da banca.
4. [PLUS] O Escudo da Defesa (Antecipação de Objeções):
- O desafio: Sei que a banca vai tentar achar furos na minha metáfora da "Placa-Mãe".
- A solução com Copy+IA: Em copywriting, você precisa prever as dúvidas do cliente antes dele perguntar. Eu peço ao ChatGPT: "Atue como um professor universitário tradicional e cético. Liste 3 motivos pelos quais minha comparação da empresa com um computador antigo pode ser considerada fraca". Com essas objeções em mãos, eu reescrevo meus argumentos para já responder a essas críticas no próprio texto, "blindando" minha tese antes da defesa.
E vocês, já pensaram em usar técnicas de persuasão em textos que não são de vendas, como trabalhos da faculdade?
Um abraço de luz!