0
respostas

Usando o ChatGPT na sua rotina de copywriting

Respondendo as perguntas e minha opinião.

A integração do ChatGPT ao meu processo criativo como copywriter amplia minha capacidade estratégica e produtiva, pois reduz o tempo gasto em brainstormings iniciais, organiza ideias com mais rapidez e permite testar diferentes abordagens de tom, estrutura e gatilhos mentais em minutos. Além de acelerar a criação, a ferramenta contribui para diversificar perspectivas, explorar ângulos que talvez eu não considerasse sozinho e refinar argumentos com mais clareza e consistência. Assim, consigo focar mais na estratégia e na personalização da mensagem, elevando a qualidade final do conteúdo sem perder autenticidade.

1-Geração de headlines estratégicas – O ChatGPT me ajuda a criar variações rápidas de títulos com diferentes gatilhos mentais (curiosidade, urgência, autoridade, benefício direto), facilitando testes A/B e aumentando as chances de encontrar uma chamada mais performática.

2-Criação e otimização de e-mails persuasivos – Posso estruturar sequências de e-mails com storytelling, quebra de objeções e chamadas para ação mais claras, além de ajustar o tom conforme o público (mais técnico, emocional ou direto).

3-Desenvolvimento de descrições e argumentos de venda – A ferramenta auxilia na transformação de características em benefícios reais, deixando a comunicação mais envolvente, organizada e focada na dor e no desejo do cliente.