1
resposta

Aprendendo sobre o uso da IA

Trabalho no setor público, onde a Inteligência Artificial já faz parte do meu dia a dia, especialmente ferramentas como o ChatGPT e, mais recentemente, o Gemini. Ao longo do curso, venho conhecendo outras aplicações e recursos, o que tem ampliado significativamente minha visão sobre o uso da IA no trabalho.

Utilizar essas ferramentas tem sido fundamental para acelerar o fluxo de atividades, otimizar o tempo e adequar a comunicação aos diferentes públicos. Consigo transitar desde textos mais populares e simplificados até conteúdos com linguagem jurídica e formal, conforme a necessidade.

Além disso, a IA tem sido um apoio importante para avaliar a clareza da minha comunicação, permitindo verificar se a mensagem está sendo compreendida corretamente ou se pode gerar dúvidas. Esse processo contribui diretamente para uma comunicação mais eficiente e acessível ao público em geral.

1 resposta

Olá, Leticia! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, importante como você destacou o uso da IA para adaptar a comunicação a diferentes públicos, algo bem alinhado com a proposta do curso ao mostrar a IA como apoio estratégico no copywriting, e não apenas como geradora de textos. Seu relato também reforça bem o papel da IA na validação da clareza da mensagem, o que fortalece a comunicação no contexto público.

Como incentivo, continue explorando essas ferramentas de forma consciente no seu dia a dia, pois isso amplia ainda mais seu repertório profissional. Como dica, ao usar a IA para revisar textos, experimente pedir sugestões focadas em clareza e objetivo do público, ajustando o prompt para cada contexto específico. Isso ajuda a refinar ainda mais o resultado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!