Adorei esse curso, iniciei sem saber nada sobre JavaScript e quando vi, já estava até colocando coisas a mais do que foi passado na aula. Estou muito feliz. Vou deixar aqui os códigos que utilizei, espero que de mais ideias para meus colegas de curso. Ah, e claro, se tiverem alguma correção ou dica, podem compartilhar comigo!
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
let raioRaquete = comprimentoRaquete / 2;
//variáveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let movimentoYOponente;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//trilha
let raquetada;
let trilha;
let ponto;
function preload(){
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
minhaRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaqueteCima();
movimentaRaqueteBaixo();
//verificaColisaoRaquete();
colisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
minhaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
//movimentoRaqueteOponente();
colisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
placar();
marcarPontos();
oponenteMovimentaRaqueteCima();
oponenteMovimentaRaqueteBaixo();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function minhaRaquete(x, y){
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaRaqueteCima(){
if (keyIsDown(87) && yRaquete > -10){
yRaquete -= 10;
}
}
function movimentaRaqueteBaixo(){
if (keyIsDown(83) && yRaquete < 320 ){
yRaquete += 10;
}
}
function oponenteMovimentaRaqueteCima(){
if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaqueteOponente > -10){
yRaqueteOponente -= 10;
}
}
function oponenteMovimentaRaqueteBaixo(){
if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaqueteOponente < 320 ){
yRaqueteOponente += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function colisaoRaquete(x, y) {
colidiu =
collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentoRaqueteOponente(){
movimentoYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - alturaRaquete / 2 -30;
yRaqueteOponente += movimentoYOponente
}
function placar(){
strokeWeight(2)
textAlign (CENTER);
textSize (20);
fill(color(255, 140, 0));
stroke (255);
rect(150, 7, 40, 25, 5);
noStroke();
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
stroke (255);
rect(415, 7, 40, 25, 5);
noStroke();
fill(255);
text(pontosOponente, 435, 26);
}
function marcarPontos(){
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 20
}
if (xBolinha - raio > 600){
xBolinha = 570
}
}