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[Projeto] Conclusão de Projeto - Pong Multiplayer com limitador de bordas da Raquete

Adorei esse curso, iniciei sem saber nada sobre JavaScript e quando vi, já estava até colocando coisas a mais do que foi passado na aula. Estou muito feliz. Vou deixar aqui os códigos que utilizei, espero que de mais ideias para meus colegas de curso. Ah, e claro, se tiverem alguma correção ou dica, podem compartilhar comigo!

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
let raioRaquete = comprimentoRaquete / 2;

//variáveis da raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let movimentoYOponente;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

//trilha
let raquetada;
let trilha;
let ponto;

function preload(){
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  minhaRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaRaqueteCima();
  movimentaRaqueteBaixo();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  minhaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  //movimentoRaqueteOponente();
  colisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  placar();
  marcarPontos();
  oponenteMovimentaRaqueteCima();
  oponenteMovimentaRaqueteBaixo();
  bolinhaNaoFicaPresa();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function minhaRaquete(x, y){
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentaRaqueteCima(){
  if (keyIsDown(87) && yRaquete > -10){
    yRaquete -= 10;
  }
}
  function movimentaRaqueteBaixo(){
  if (keyIsDown(83) && yRaquete < 320 ){
    yRaquete += 10;
  }
}
function oponenteMovimentaRaqueteCima(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW) && yRaqueteOponente > -10){
    yRaqueteOponente -= 10;
  }
}
  function oponenteMovimentaRaqueteBaixo(){
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW) && yRaqueteOponente < 320 ){
    yRaqueteOponente += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function colisaoRaquete(x, y) {
  colidiu =
  collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function movimentoRaqueteOponente(){
  movimentoYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - alturaRaquete / 2 -30;
  yRaqueteOponente += movimentoYOponente
}



function placar(){
  strokeWeight(2)
  textAlign (CENTER);
  textSize (20);
  fill(color(255, 140, 0));
  stroke (255);
  rect(150, 7, 40, 25, 5);
  noStroke();
  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);
  fill(color(255, 140, 0));
  stroke (255);
  rect(415, 7, 40, 25, 5);
  noStroke();
  fill(255);
  text(pontosOponente, 435, 26);
}

function marcarPontos(){
  if (xBolinha < 10){
    pontosOponente += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
}

function bolinhaNaoFicaPresa(){
    if (xBolinha - raio < 0){
    xBolinha = 20
    }
  if (xBolinha - raio > 600){
    xBolinha = 570
  }
}
1 resposta

Olá, Fabrício, tudo bem?

Fico feliz que tenha concluído o projeto e ainda implementado funcionalidades a mais!

Continue praticando os exercícios, para assim consolidar seus conhecimentos na programação.

Recomendo que caso queira compartilhar mais os seus projetos, interagir com os estudantes, e fazer networking, o Discord da Alura é uma ótima ferramenta para tais tarefas.

Abaixo há um link para a plataforma e outro com o tutorial:

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraço e bons estudos!