Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Projeto concluído no VS Code e rodando no seu browser

Concluí o curso de Jogos Clássicos I colocando em prática os conhecimentos de Lógica de programação II: pratique com desenhos, animações e um jogo, além de pesquisar como utilizar a tag audio do HTML para colocar os sons. O jogo pode ser acessado na minha Github page. Ganha quem faz 5 pontos.

<meta charset="UTF-8" />
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<audio loop id="trilha" autoplay="autoplay">
  <source src="media/trilha.wav" type="audio/wav" />
  Seu navegador não suporta HTML5
</audio>
<audio id="raquetada">
  <source src="media/raquetada.wav" type="audio/wav" />
</audio>
<audio id="ponto">
  <source src="media/ponto.mp3" type="audio/mp3" />
</audio>

<script>
  let cenario = document.querySelector('canvas')
  let pincel = cenario.getContext('2d')

  //variáveis bolinha
  let xBolinha = 300
  let yBolinha = 200
  let raio = 10

  //velocidades bolinha
  let velocidadeX = 6
  let velocidadeY = 6

  //variáveis raquete
  let xRaquete = 5
  let yRaquete = 150
  let largRaquete = 10
  let altRaquete = 90

  //variáveis oponente
  let xOponente = 585
  let yOponente = 150
  let largOponente = 10
  let altOponente = 90
  let velocidadeYOponente

  //placar:
  let meusPontos = 0
  let pontosOponente = 0

  //sons:
  let trilha = document.getElementById('trilha')
  let raquetada = document.getElementById('raquetada')
  let ponto = document.getElementById('ponto')

  function desenhaBolinha(xBolinha, yBolinha, raio) {
    pincel.fillStyle = 'white'
    pincel.beginPath()
    pincel.arc(xBolinha, yBolinha, raio, 0, 2 * Math.PI)
    pincel.fill()
  }

  function desenhaRaquete(x, y) {
    pincel.fillStyle = 'white'
    pincel.fillRect(x, y, largRaquete, altRaquete)
  }

  function limpaTela() {
    pincel.fillStyle = 'black'
    pincel.clearRect(0, 0, 600, 400)
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400)
    pincel.fillStyle = 'gray'
    pincel.fillRect(296, 10, 8, 380)
  }

  //colisão com bordas
  function checaColisaoBolinha() {
    if (xBolinha > 600 - raio || xBolinha < 0 + raio) {
      velocidadeX *= -1
    } else if (yBolinha > 400 - raio || yBolinha < 0 + raio) {
      velocidadeY *= -1
    }
  }

  //colisão com raquetes:
  function checaColisaoRaquete() {
    if (
      xBolinha - raio < xRaquete + largRaquete &&
      yBolinha - raio < yRaquete + altRaquete &&
      yBolinha + raio > yRaquete
    ) {
      velocidadeX *= -1
      raquetada.play()
    }
  }

  function checaColisaoOponente() {
    if (
      xBolinha + raio > xOponente &&
      yBolinha + raio < yOponente + altOponente &&
      yBolinha + raio > yOponente
    ) {
      velocidadeX *= -1
      raquetada.play()
    }
  }

  function incluiPlacar() {
    pincel.fillStyle = 'rgb(255, 127, 0)'
    pincel.lineWidth = 1
    pincel.strokeStyle = 'gray'
    pincel.fillRect(150, 10, 40, 20)
    pincel.strokeRect(150, 10, 40, 20)
    pincel.fillRect(450, 10, 40, 20)
    pincel.strokeRect(450, 10, 40, 20)
    pincel.font = '20px Arial'
    pincel.fillStyle = 'white'
    pincel.textAlign = 'center'
    pincel.fillText(meusPontos, 170, 27)
    pincel.fillText(pontosOponente, 470, 27)
  }

  function marcaPonto() {
    if (xBolinha > 590) {
      meusPontos++
      ponto.play()
    } else if (xBolinha < 10) {
      pontosOponente++
      ponto.play()
    }
  }

  //keyCodes setas do teclado
  let cima = 38
  let baixo = 40

  //movimentando a nossa raquete
  function moveRaquete(evento) {
    if (evento.keyCode == cima) {
      yRaquete -= 25
    } else if (evento.keyCode == baixo) {
      yRaquete += 25
    }
  }

  //movimentando a raquete do oponente
  function moveOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yOponente - altRaquete / 2 - 35
    yOponente += velocidadeYOponente
  }

  let gameOver = checaPlacar()

  function checaPlacar() {
    if (meusPontos >= 5 || pontosOponente >= 5) {
      pincel.clearRect(0, 0, 600, 400)
      pincel.fillStyle = 'rgb(255, 127, 0)'
      pincel.font = '100px Arial'
      pincel.textAlign = 'center'
      pincel.fillText('GAME OVER', 300, 200)
      clearInterval(inicio)
    }
  }

  //movimentando a bolinha
  function moveBolinha() {
    limpaTela()
    desenhaBolinha(xBolinha, yBolinha, raio)
    checaColisaoBolinha()
    desenhaRaquete(xRaquete, yRaquete)
    checaColisaoRaquete()
    checaColisaoOponente()
    desenhaRaquete(xOponente, yOponente)
    moveOponente()
    incluiPlacar()
    marcaPonto()
    checaPlacar()
    xBolinha += velocidadeX
    yBolinha += velocidadeY
  }

  let inicio = setInterval(moveBolinha, 5)

  function iniciar() {
    inicio
    document.onkeydown = moveRaquete
    if (gameOver) {
      clearInterval(inicio)
    }
  }

  iniciar()
</script>
2 respostas
solução!

Oi oi, Angela! Tudo bem por aí?

Mulher, você arrasou! Seu projeto está fenomenal! Muito interessante você ter aplicado o conhecimento adquirido de outros cursos nesse projeto, isso significa um passo grande em relação ao aprofundamento de seus conhecimentos!

Já até compartilhei seus projetos para outros alunos como modelo :)

Continue com esse foco e também compartilhe sempre suas dúvidas e projetos conosco, dessa forma você ajuda outros alunos e enriquece muito o fórum!

Parabéns novamente!

Um forte abraço e bons estudos!

Avante!

Obrigada, Camila! Fiquei feliz de ter conseguido fazer tudo e teu comentário me deixou mais feliz ainda ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software