Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Projeto] Comunicação não violenta parte 2: Mantendo a empatia

**Analisando cenários: **

➱Caso 1:
⁕ Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.

R: Compreendo totalmente o que você está sentindo. Se quiser, posso te ajudar com umas ideias para tentar lidar com essa situação.

➱Caso 2:
⁕ Uma colega compartilha uma ideia no trabalho e outra pessoa interrompe de forma crítica, invalidando a ideia.

R: Eita, que pessoa grosseira. Como você está? Quer me dizer como se sente com isso? Se quiser posso te ajudar.

1 resposta

Oi, Amanda! Como vai?

Obrigada por compartilhar suas reflexões sobre o projeto de Comunicação Não Violenta.

Analisando os cenários que você trouxe, é possível perceber um cuidado genuíno em acolher o outro e oferecer apoio, o que é um ótimo ponto de partida.

No caso 1, quando um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso, sua resposta demonstra empatia e abertura para ajudar. Isso está muito alinhado com os princípios da Comunicação Não Violenta.

No caso 2, a essência da sua resposta também é positiva, pois você se preocupa com a colega que teve a ideia invalidada. Um ajuste importante, porém, seria evitar classificar a outra pessoa como "grosseira". Na Comunicação Não Violenta, quando rotulamos alguém, deslocamos o foco de quem está sentindo a dor da situação. Em vez disso, você pode perguntar diretamente como a pessoa se sentiu e o que ela precisa naquele momento. Isso fortalece a escuta e mantém o espaço seguro para quem compartilha.

Ao responder situações como essas, uma dica é prefirir perguntas abertas, como "O que você precisa agora?" ou "Como posso te ajudar com isso?". Essas perguntas convidam a pessoa a se expressar com mais profundidade.

Continue praticando esse olhar empático. O fórum está aqui para apoiar sua jornada. Bons estudos!

Você já vivenciou alguma situação no trabalho em que aplicar a Comunicação Não Violenta fez diferença real na conversa?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!