Olá, pessoal!
Gostaria de compartilhar com vocês um recorte do meu Trabalho de Conclusão de Curso (MBA na USP/ESALQ), onde estou unindo Gestão de Pessoas, Conflitos Geracionais e Inteligência Artificial.
Para estruturar a lógica do meu MVP (o "GPS Geracional"), precisei sair do lugar comum e buscar um modelo que explicasse como transformar dados brutos (transcrições de reuniões e e-mails, formulários e outras formas de comunicação) em conselhos práticos para líderes. Foi aí que cheguei à clássica Hierarquia DIKW (Data, Information, Knowledge, Wisdom).
- A Aplicação Prática (O "GPS Geracional") Adaptei a pirâmide para resolver choques entre gerações (Baby Boomers vs. Gen Z) da seguinte forma:
Dados: O input bruto (áudio da reunião, logs).
Informação: O processamento (quem falou o quê, análise de sentimento).
Conhecimento: O contexto (cruzar o atrito com teorias sociológicas sobre gerações).
Sabedoria: O output (sugestão de ação para o líder resolver o conflito sem viés).
- A Curiosidade Acadêmica: Quem desenhou a Pirâmide? Durante a pesquisa bibliográfica para fundamentar o modelo, me deparei com uma questão interessante sobre a nomenclatura e a autoria, que vale a pena compartilhar para quem também está escrevendo artigos ou TCCs.
A referência canônica do conceito é Russell Ackoff (1989), no artigo "From Data to Wisdom". Porém, ao ler o original, descobri que Ackoff nunca desenhou uma pirâmide! Ele definiu a hierarquia e os conceitos textualmente.
http://www.systems-thinking.org/dikw/Ackoff-From-Data-to-Wisdom.pdf
A representação visual triangular, apresentado na aula (que todos nós usamos em Data Science e Gestão do Conhecimento) foi consolidada anos depois por outros autores e pela comunidade de Ciência da Informação. Existe até uma discussão acadêmica sobre inversões e variações da sigla, mas a base lógica permanece a de 89.
Um abraço de luz para todos!