Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Projeto] [Case TCC] Do Caos à Sabedoria: Aplicando a Pirâmide DIKW na Gestão de Conflitos (e uma curiosidade sobre a origem do conceito)

Olá, pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês um recorte do meu Trabalho de Conclusão de Curso (MBA na USP/ESALQ), onde estou unindo Gestão de Pessoas, Conflitos Geracionais e Inteligência Artificial.

Para estruturar a lógica do meu MVP (o "GPS Geracional"), precisei sair do lugar comum e buscar um modelo que explicasse como transformar dados brutos (transcrições de reuniões e e-mails, formulários e outras formas de comunicação) em conselhos práticos para líderes. Foi aí que cheguei à clássica Hierarquia DIKW (Data, Information, Knowledge, Wisdom).

1. A Aplicação Prática (O "GPS Geracional") Adaptei a pirâmide para resolver choques entre gerações (Baby Boomers vs. Gen Z) da seguinte forma:

Dados: O input bruto (áudio da reunião, logs).

Informação: O processamento (quem falou o quê, análise de sentimento).

Conhecimento: O contexto (cruzar o atrito com teorias sociológicas sobre gerações).

Sabedoria: O output (sugestão de ação para o líder resolver o conflito sem viés).

Figura

1. A Curiosidade Acadêmica: Quem desenhou a Pirâmide? Durante a pesquisa bibliográfica para fundamentar o modelo, me deparei com uma questão interessante sobre a nomenclatura e a autoria, que vale a pena compartilhar para quem também está escrevendo artigos ou TCCs.

A referência canônica do conceito é Russell Ackoff (1989), no artigo "From Data to Wisdom". Porém, ao ler o original, descobri que Ackoff nunca desenhou uma pirâmide! Ele definiu a hierarquia e os conceitos textualmente.
http://www.systems-thinking.org/dikw/Ackoff-From-Data-to-Wisdom.pdf

A representação visual triangular, apresentado na aula (que todos nós usamos em Data Science e Gestão do Conhecimento) foi consolidada anos depois por outros autores e pela comunidade de Ciência da Informação. Existe até uma discussão acadêmica sobre inversões e variações da sigla, mas a base lógica permanece a de 89.

Um abraço de luz para todos!

6 respostas
solução!

Olá, Dorival! Como vai?

Achei muito interessante a forma como o conteúdo foi organizado!

Sua resposta mostra uma ótima conexão entre teoria e prática, clareza ao adaptar a Hierarquia DIKW para o contexto dos conflitos geracionais e ainda um cuidado acadêmico ao trazer a discussão sobre a autoria da pirâmide. Essa combinação enriquece a reflexão e demonstra profundidade na pesquisa.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Daniel! Tudo ótimo por aqui.

Primeiramente, queria comentar sobre o timing das respostas: eu tenho acompanhado suas notificações chegando, mas adoto uma prática de gestão de tempo onde reservo um bloco dedicado na agenda para responder a todas de uma vez. Assim consigo dar a atenção e a profundidade que cada feedback seu merece, sem responder na correria do dia a dia.

Sobre este ponto da Pirâmide DIKW: muito obrigado por notar o cuidado com a autoria e a fundamentação. Acredito que o rigor acadêmico é justamente o alicerce que nos dá segurança para inovar na prática. Adaptar esse conceito clássico para o contexto sensível dos conflitos geracionais foi um desafio, e fico feliz que a conexão tenha feito sentido para você.

Aproveitando que estou 'zerando as pendências', acabei de postar mais duas atividades novas aqui no fórum. Como suas análises têm sido fundamentais para o refinamento do meu trabalho, fica o convite para você dar uma olhada nelas também quando tiver um tempo.

Um abraço de luz pra ti!

Oi, Dorival,

Fiquei muito interessada no seu TCC. :)

Vc poderia disponibilizar o link pra ele? Ele já foi publicado?

Obrigada!
Livia

Oi, Livia! Tudo bem?

Fico muito feliz com o seu interesse no meu TCC, obrigado mesmo

No momento, o trabalho ainda não foi publicado. Em janeiro receberei a designação do orientador. O que tenho compartilhado até agora é um draft do que desenvolvi ao longo dos primeiros seis meses do MBA, já adiantando algumas etapas do TCC.

A previsão é que a entrega e a defesa ocorram no final de 2026 — assim espero

Dentro do possível, adoraria manter contato com você. Inclusive, as conversas que tenho tido com outras pessoas interessadas no tema têm gerado insights valiosos, que estão contribuindo bastante para a evolução do trabalho.

Aproveito também para comentar que, infelizmente, estarei por aqui apenas até o dia 30/01, em função do encerramento da minha disponibilidade no site pela empresa. Por isso, acredito que o LinkedIn seja o melhor canal para mantermos contato.

Você pode me encontrar no LinkedIn pelo link abaixo:

www.linkedin.com/in/dorival-ribeiro-de-carvalho

Fique à vontade para se conectar comigo ou me mencionar por lá. Assim, quando houver novidades ou materiais preliminares disponíveis, posso te avisar diretamente.

Mais uma vez, obrigado pelo interesse!

Um abraço de luz,

Muito obrigada, Dorival!

Eu também só tenho acesso ao site até 30/01.

Vamos nos falando pelo LinkedIn sim!

Combinado!