Muito bom ver o desenvolvimento do jogo.
//criação da bola
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let dBolinha = 13;
//movimentação da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
let raio = dBolinha/2;
//criação da raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let cRaquete = 10
let aRaquete = 90
//criação da raquete do oponente
let xRaquete2 = 585
let yRaquete2 = 150
let vRaquete2
//criação do placar
let meusPontos = 0
let pontosDoOponente = 0
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
mostrabolinha()
velocidadedabolinha()
verificacolisao()
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete)
mostraRaquete(xRaquete2, yRaquete2)
movimentaRaquete()
movimentaRaquete2()
//verificaColisaoRaquete()
colisaoRaquete(xRaquete, yRaquete)
colisaoRaquete(xRaquete2, yRaquete2)
incluiPlacar()
marcaPonto()
calculaChanceDeErrar()
}
function mostrabolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,dBolinha);
}
function velocidadedabolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificacolisao(){
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadexBolinha *=-1
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio <0){
velocidadeyBolinha *=-1
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, cRaquete, aRaquete)
}
function movimentaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -=10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete +=10;
}
}
function movimentaRaquete2(){
vRaquete2 = yBolinha - yRaquete2 - cRaquete/2 -88
yRaquete2 += vRaquete2 + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + cRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + aRaquete
&& yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadexBolinha *= -1;
}
}
function colisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, cRaquete, aRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu) {
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play()
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER)
textSize(15)
fill(color(255,45,0))
rect(150, 10, 40, 20)
fill(7851);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,45,0))
rect(450, 10, 40, 20)
fill(200)
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play()
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play()
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}